domingo, 24 de junho de 2012



Dilma
destaca o agro brasileiro na abertura da Rio+20





Em seu discurso de abertura na
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a
presidente Dilma Rousseff destacou o Brasil como uma potência agrícola, que
contribui decisivamente para alimentar o mundo. Segundo Dilma, a produção do
agro brasileiro aumentou 180% e a área plantada pouco mais de 30% nos últimos
oito anos.








Produção do agro brasileiro aumentou 180%


e a área plantada pouco mais de 30%








“Fizemos isso com novas tecnologias,
com insumos mais eficientes, com equipamentos mais modernos”, disse. A
presidente também ressaltou que 45% da energia consumida no Brasil advém de
fontes renováveis, como, por exemplo, o etanol, os biocombustíveis e a bioeletricidade.





No que diz respeito à proteção
ambiental, Dilma salientou que 75% das áreas de preservação criadas no planeta
desde 2003 estão no Brasil, acrescentando que o desmatamento ilegal na Amazônia
caiu 77% de 2004 a 2011. “Mais de 80% da área de cobertura original da floresta
amazônica está preservada”, frisou
.





quarta-feira, 20 de junho de 2012

Queridos alunos de Nova Mutum, autores desse blog:
Ontem estive no setor "Cupula dos Povos" da Rio + 20. Lembrei de voces. Coloqui fotos com comentarios no facebook.
Coloco aqui para voces terem uma idéia do cenário.
Beijão de saudade a todos.
Em setembro estarei novamente em Nova Mutum.















quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sobre a Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:


  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

FONTE: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/locais-da-conferencia

Veja tambem:


A menina que calou os poderosos na Eco-92

A canadense Severn Suzuki, então com 12 anos, fez um discurso de seis minutos em que exortou os 108 chefes de estado presentes a mudar sua maneira de agir: 'Estou aqui para salvar meu futuro'


terça-feira, 12 de junho de 2012



Ministra tem os cojones que faltam ao Ministro
"Não me interessa uma lei que destine 85% da propriedade rural para floresta e tire o produtor rural que está lá há 100 anos. Temos que tratar disso dentro da realidade".
A frase acima foi dita hoje pela da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ao contrário do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que foi proibido por Dilma Rousseff de tocar no assunto, Izabella Teixeira defendeu o novo Código Florestal rebatendo críticas de ecotalibãs.
"Quais são os países do mundo com reserva legal dentro da propriedade privada?", perguntou a Ministra. Para Izabella, os países que criticam o Código Florestal não apresentam o mesmo avanço que o Brasil na preservação de florestas. "Me diga qual o país tem isso, aí eu começo a conversar com as pessoas desse país sem nenhum problema", desafiou.
É impressionante. Izabella tem bala na agulha para assumir o vácuo deixado pelo Ministro da Agricultura, o parvo. Izabella tem os cojones que faltam em Mendes Ribeiro.
A foto é de José Cruz, da Agência Brasil.
Em tempo, uma lei que destine 85% ou mais das propriedades privadas para floresta e tire o produtor rural do campo é EXATAMENTE o que interesse às ONGs, aos ecólatras, a Marina Silva e seus marina's boys. Foi esse efeito do velho código florestal em imóveis rurais, invisível à sociedade urbana, que deu força política à reforma.

Fonte: http://www.codigoflorestal.com/2012/06/izabella-teixeira-desafia-que-pais-do.html

NASA DESCOBRE EXTENSA CAMADA DE FITOPLÂNCTON
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/descoberto-fitoplancton-debaixo-do-gelo-do-artico

Uma missão da Nasa descobriu uma enorme quantidade de fitoplâncton, algas vitais para a cadeia alimentar dos oceanos, no lugar menos esperado: debaixo do gelo do Ártico, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (7) pela revista "Science".

Uma equipe da Nasa foi enviada ao mar de Chukchi, litoral do Alasca, noroeste do continente americano, onde encontrou uma biomassa de fitoplâncton que se estende por 100 km na plataforma de gelo, informou o chefe da missão, Kevin Arrigo.


"Ficamos atônitos. Foi completamente inesperado. Foi, literalmente, o florescimento de fitoplâncton mais intenso que vi nos 25 anos que faço este tipo de pesquisa", afirmou o cientista da Universidade de Stanford, na Califórnia.


"Como os tomates numa horta, todo fitoplâncton requer luz e nutrientes para crescer", explicou Arrigo. "Supunha-se que havia muito pouca luz debaixo do gelo e não esperávamos ver muitas destas algas".


Para a missão, chamada "Impacto da Mudança Climática nos Ecossistemas e a Química do Meio Ambiente Ártico do Pacífico" (Icescape, na sigla em inglês), os cientistas realizaram expedições entre junho e julho de 2010 e 2011.


Arrigo disse que a descoberta provocou uma mudança fundamental na compreensão do ecossistema do Ártico, que era considerado frio e desolado.

Esta pode ser a maior concentração de fitoplâncton do mundo, afirmou Arrigo, que se surpreendeu que tenha crescido sob uma camada de gelo marinho tão grossa quanto a altura de uma criança de cinco anos.


Esta descoberta sugere que o oceano Ártico é mais produtivo do que se acreditava, apesar de serem necessários mais estudos para determinar como este fitoplâncton sob o gelo influi nos ecossistemas locais.


Fonte: Globo.com