segunda-feira, 15 de abril de 2013

Água Solar: tecnologia de purificação desenvolvida na Amazônia vai entrar no mercado




Purificador garante a saúde dos indígenas na Amazônia. (Fonte da imagem: Divulgação/INPA).




CASAS ECOLÓGICAS, O QUE SÃO?




CASAS ECOLÓGICAS, O QUE SÃO?

O sonho de muitas pessoas é ter uma casa ecológica, ou pelo menos fazer com que sua casa se torne menos poluente ao meio ambiente. Quando se sonha com a casa ideal, pensa-se num lugar belo, agradável, luminoso, quente no inverno e fresca no verão, com o ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome.

Também, as pessoas pensam na possibilidade de aproveitamento da água existente no terreno e no armazenamento da água das chuvas. Na RIO + 20 bastante se ouviu falar em medidas para diminuir a poluição no mundo. 

PODE-SE BUSCAR LEITURAS INTERESSANTES SOBRE:

O que é uma casa ecológica?


Como é feita uma casa ecológica?







PROGRAMA DA SUSTENTABILIDADE SE EMPREENDEDORISMO DO BRASIL


A crescente demanda por novos empreendimentos e as diretrizes de construção verde têm colocado o país em evidência mundial neste mercado. Hoje são cerca de 60 empreendimentos certificados LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, a mais reconhecida, entre escritórios, centros de distribuição, fábricas, centros empresariais, varejo, além de 500 registros de processo de certificação.

Sem contar os empreendimentos certificados (ou em processo) pelos sistemas AQUA, BREEAM, DGNB e do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, o PROCEL EDIFICA.

Porem, analisando os números, referente ao primeiro semestre de 2012, divulgados recentemente pela ITC – Inteligência Empresarial da construção –, fica evidente que o crescimento do numero de prédios verdes não acompanha o potencial do segmento da construção civil nacional.
No segmento residencial, são 3729 obras em andamento; no comercial, 2341 e no industrial 1460, que contabilizam 83.877.422 m² 3em construção e somam por volta de US$ 27,6 bilhões em investimentos.

Muito há para se fazer quando falamos em sustentabilidade de empreendimentos, inclusive no que diz respeito às empresas, desde a gestão do próprio negócio, aos canteiros de obras e até na fabricação e no desenvolvimento de produtos.

Outra mostra deste potencial é o Premio ITC SustentaX de Sustentabilidade que reconhece as construtoras mais sustentáveis do país, de forma a avaliar não apenas os projetos e as obras, mas também as práticas de gestão sustentável do negócio. Realizado desde 2010, distinguiu quatro construtoras que comprovam suas iniciativas. Em 2010 foram a MPD, a Rio Verde e a racional e em 2011, a MPD e a MBigucci.

Sabemos que faltam incentivos para a incorporação da sustentabilidade e que é comum o uso de algumas ações apenas como apelo ao marketing. Outro aspecto é que, em período de fraco crescimento ou crise, o investimento no assunto é praticamente inviável, seja pela demanda ou pelo risco.

Alguns itens do  da sustentabilidade em empreendimentos:
Ø Dizer-se sustentável é diferente de ser auditado e certificado por instituições de reconhecimento internacional.
Ø Os benefícios de economia em energia e água chegam a 30%.
Ø Há redução de custos operacionais e de manutenção.
Ø Rápido retorno do investimento em tecnologias.
Ø Os projetos sustentáveis privilegiam o aumento do conforto, do bem estar e da satisfação dos ocupantes.
Ø Em hospitais, a recuperação de pacienter é mais rápida. Em escolas, o aproveitamentos dos alunos é maior.
Ø Sem uma otimizar a informação e a comunicação, muitas vezes não se percebe a diferença.

Todos os setores, incluindo o governo, deveriam repensar investimentos e incentivos para as construções sustentáveis.

Por Paola Figueiredo
Em www.forumdacontrução.com.br