segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cúpula Mundial Juvenil de Sustentabilidade reúne 30 países

www.bempublico.com.br


O estilo de vida dos jovens de hoje refletiraá sobre o futuro. Para que esses reflexos sejam positivos, Berlin está sediando de 10 a 20 de maio de 2013, a 1ª Cúpula Mundial Juvenil de Sustentabilidade, com o tema “Juventude e Sustentabilidade na vida cotidiana”. O evento reúne 160 jovens entre 15 e 20 anos de 30 países, entre os quais emergentes e em desenvolvimento, como o Brasil, a China, Índia, Nepal, Rússia, EUA e Turquia.

O projeto é iniciativa da organização ambiental internacional YouThinkGreen, e tem como objetivo convidar os jovens do mundo a procurarem respostas para aspectos do desenvolvimento sustentável, assim como a que deem sugestões para um futuro mais responsável com relação ao meio ambiente.

Jovens no papel de adultos – Na cúpula. Os jovens dão suas próprias ideias quanto a desafios como as alterações climáticas, a degradação ambiental e a desigualdade social. Cultura, ciência, economia, política e mídia são alguns dos assuntos-chave da rodada de conversas. Os temas são examinados em palestras, discussões, workshops. Entre as empresas apoiadoras do projeto estão a Volkswagen e as fundações Marcator, Konrad Adenauer e Robert Bosch.

Segundo Kora Röslen, gerente de projetos da YouThinkGreen e uma das organizadoras da cúpuala, unidos, os jovens têm a oportunidade de agir em parceria com governos de diversos países, fazendo observações capazes de acelerar ou até mesmo modificar decisões a serem tomadas por seus representantes políticos.

Este é um momento de troca de ideias sobre como o planeta pode ficar mais sustentável, através de ações simples como: com que frequência a pessoa faz compras ou em que estilo viaja. Essas pequenas coisas podem transformar o futuro de nosso planeta para melhor ou para pior. “Cabe a nós decidir como queremos viver daqui a alguns anos”, observa Röslen, em entrevista à WD Brasil.

Sustentabilidade em destaque  - Além de uma exposição aberta ao público, o evento destaca ações participativas como a “Árvore da Esperança”, dando aos jovens a oportunidade de pensar sobre mudanças ecossociais e uma justiça social global que torne a vida praticável para todos. Acompanhada por música, flashmobs e outras interações, a “Árvore da Esperança” abre espaço para uma intensa torça de ideias.

À frente do bate-papo sobre o futuro dos jovens e do planeta foram escalados os cientistas Ernest Ulrich Von Weizäcker, pioneiro de desenvolvimento sustentável; o professor Hans Joachim Schellhnuber, diretor do Instituto de pesquisa do Impacto Climático em Potsdam; e o ator Hannes Jaenicke.

Kora Röslen enfatizou que os organizadores do evento esperam conseguir conscientizar os jovens para que já possam adotar um estilo de vida em que haja lugar para a reflexão sobre seu comportamento de consumo.

Composta por jovens embaixadores do clima em prol do desenvolvimento sustentável, a YouThinkGreen foi criada em meados de 2008. Eles desenvolveram projetos de sustentabilidade em seus respectivos países, além de participar da Cúpula Juvenil Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável. Alguns dos participantes foram qualificados por concurso público.


lounge.obviousmag.org



POLÍTICA QUE INTEGRA LAVOURA, PECUÁRIA E FLORESTA ENTRA EM VIGOR EM SEIS MESES

O governo federal definiu os benefícios para agricultores que adotam sistemas integrados de recuperação de áreas degradadas. As normas fazem parte da Lei 12.805/13, que entra em vigor em seis meses, e institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta publicada dia 30 de abril de 2013, no Diário Oficial da União.

A Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem entre seus objetivos a preservação e a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo e a atenção aos princípios e às leis de proteção ambiental. A publicação também prevê o estímulo a medidas alternativas às queimadas, além do uso diversificado da terra com a finalidade de melhorar a renda do produtor rural.

Segundo o texto, a norma é uma “estratégia de produção sustentável que integra as atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área com vistas à recuperação de áreas degradas, à viabilidade econômica e à sustentabilidade ambiental”.

Um dos princípios estabelecidos visa à sustentabilidade econômica dos empreendimentos rurais por meio da melhoria dos índices de produtividade e de qualidade dos produtos agropecuários e florestais.
Entre os incentivos oferecidos pela lei está a criação e fomentação de linhas de crédito rural para obtenção de empréstimos em bancos oficiais e de benefícios associados a programas de infraestrutura rural (energia, irrigação e armazenagem, entre outros).