Professora Leni Chiarello Ziliotto


Filha de Erzelino Chiarello e Maria Paula Taufer Chiarello. Nascida no dia 01 de novembro de 1962, em Guaporé, Rio Grande do Sul, casada com Altamir Ziliotto e mãe de três filhos: Altamir Junior, Fernanda e Virginio. Amo meus filhos e meu marido; os amigos e as pessoas; amo a vida e amo viver. Minha personalidade pode ser descrita pela máxima de Raul Seixas: “Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” Pensamento de vida: Equilíbrio entre Ciência e Religião para ter princípios de vida necessários a sobrevivência no contexto social do meu tempo.   

A profissional

Leni Chiarello Ziliotto é Professora, Bióloga, Consultora e Escritora. Diplomou-se em Ciências, Biologia, Supervisão Escolar, Educação Ambiental e Ensino a Distância. É Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León, Espanha. Está cursando Doutorado em Epistemologia e Historia da Ciência na Universidad Tres de Febrero, em Buenos Aires.
Da função pública passou para a gestão pedagógica de escola particular. Criou e é diretora pedagógica da Escola Brancca Maria, que trabalha com ensino superior, por meio de parcerias, em graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos e profissionalizantes.
Leni defende a ideia de que as competências e habilidades dos educadores devem orientar o novo aluno no sentido de ele não só selecionar o que precisa aprender, ou seja, não só a adquirir o conhecimento necessário para se formar e alcançar um diploma, mas a construí-lo. Para ela, a escola deve ajudar o aluno a se encontrar, nos labirintos das informações que lhe chegam por todos os meios, orientando-o na seleção tanto do conhecimento específico para sua formação quanto dos conhecimentos gerais, disponíveis em quantidade ilimitada.
É poetiza e autora de diversos livros. Organizadora de livros referentes à Educação. Foi Professora, Gestora e Supervisora Escolar. Foi professora de educação básica em escola pública no estado do Mato Grosso, desenvolvendo essa experiencia do blog: trabalhar a pesquisa na escola par uma educação para as "boas  cabeças", e não para os "cadernos cheios". Participou efetivamente da implementação de cursos de graduação e de especialização na modalidade a distancia e atuou como tutora nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Também, orientou e co-orientou monografias e artigos de cursos de Especialização.
Atualmente trabalha como Diretora Pedagógica da Escola Brancca Maria, Tutora de cursos de Graduação e de Especialização na modalidade a distância. É banca avaliadora de monografias em cursos de Especialização e realiza capacitação à tutores a distância e formação continuada a grupos de professores. Ministra a disciplina de Supervisão Escolar em cursos de Especialização na modalidade presencial. É palestrante em temas referentes ao Ensino a Distância; a Educação; a Educação e Gestão Ambiental; a Avaliação do Ensino e da Escola; a Gestão Escolar; a Supervisão e Coordenação Pedagógica; e Poesia.
Desde março de 2012, tambem é Avaliadora do COFECI para cursos de Avaliação imobiliária.

A poetiza e ativista cultural

Quem a conhece sabe que Leni adora escrever. Por ela, passaria a maior parte de seu tempo escrevendo, ou brincando com as letras, sua paixão, como prefere dizer. Aos doze anos, suas veias foram invadidas pela poética. Desde então, é debruçada sobre o papel - hoje, o computador - que continua fazendo do poetar o seu momento de libertação, de invadir seus sonhos e trazê-los para os versos.
Como ativista cultural, poetiza e profissional da educação, uniu a arte à didática, durante suas atividades como gestora de Escola Publica, desenvolvendo os projetos, Grupo de Danças; Clube do Meio Ambiente; Poesia na Vitrine; Minha Escola, Minha Cara; Sexualidade, fazendo com que pais, professores, alunos e comunidade deles participassem.
Em 2009, organizou e concretizou o projeto Rodamundinho, incitando os alunos de uma escola de Serafina Correa a participarem da sua execução e selecionando poemas de crianças de até 15 anos. O Rodamundinho foi idealizado pelo criador do projeto Roda-mundo, Douglas Lara, de Sorocaba/SP e apoiado pelos seus participantes, em uma interação que veio mostrar que a arte pode ser um lastro importante no erguimento de toda a prática pedagógica. 
Como escritora, Leni imprime a força da inspiração por meio de palavras carregadas de significados. Seu público, preferencialmente, é composto por adultos e por jovens, talvez por impactar o leitor com uma realidade, às vezes dura, às vezes mítica, às vezes imagética, levando-o a pensar e a questionar-se. Em alguns momentos, inspira-se na fantasia para recriar sua realidade e a do mundo feminino, e faz dela sua companheira, mas recompondo-a, para que a mulher, em especial, desfaça seu mundo de conflitos, colocando-se entre a coragem de tentar assumir seu papel e a audácia de ser mulher. Para esta poetiza, nada é utopia, pois tudo é possível em se querendo.
É Sócia Fundadora da Academia Virtual Brasileira de Letras e Membro Efetivo da Associação Gaucha dos Escritores Independentes.


Publicações

Produção independente
- Metamorfose, em 2001, poemas, em português, que foi traduzido para o italiano, Metamorfosi;
- Mosaico de Palavras, em 2004, poemas.
            - Sonhos Vividos, E-book publicado por http://www.yaranazare.com/ e sua
            editora em 2005.
           - Amor meu sol, em 2006, poemas.
           - Sabores, em 2008, poemas.
- Mosaico de Palavras, em 2010, poemas. Segunda edição revista, atualizada e aumentada.
- Carolina fechou uma porta, em 2011, conto.
- Carolina fechou uma porta, em 2012, conto. Segunda edição, revisada e melhorada.


Antologias
- Antologia da Editora Scortecci, lançada na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2002;
- Voo Independente, antologia da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI), autografada na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2002;
- Tempo Definido, coletânea publicada em comemoração aos vinte anos da Editora Scortecci, de São Paulo, em 2003;
- Tempo de Poesia, Edição Especial de Lançamento Primavera 2003, antologia da Editora Novas Letras.
- Livre Pensador, antologia da Editora Scortecci, autografada na Bienal de São Paulo e da antologia internacional, em 2003;
- 1ª Antologia Poética, edição histórica AVBL - Associação Virtual Brasileira de Letras, 2004.
- Voo Independente da AGEI, para a 49ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 2004 a 2009;
- 2ª e 3ª Antologia Poética-Literária, Associação Virtual Brasileira de Letras, 2005 e 2006.
- Antologia Literária Virtualismo, Escola de Atores, Escritores e Poetas Virtuais. Editora AVBL, 2005.
- Roda-Mundo, Roda-Gigante, da Editora Ottoni, de São Paulo, em 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009.


Organização de obra
- Gestão Escolar - Educação a Distância - Artigos de alunos do curso de Especialização em Gestão Escolar, do município de Guaporé/RS - 2005.
           - Hai Cais Antologia - Resultado de trabalho pedagógico com alunos do quarto
           ano do Ensino Fundamental - E-book publicado por www.yaranazare.com e sua
            editora em 2005.
             - Contos de Fadas Contemporâneos - Coletânea - Resultado de trabalho
            pedagógico com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental - E-book
           publicado por www.yaranazare.com e sua  editora em 2005.
- Psicopedagoria - Educação a Distância - Artigos de alunos do curso de Especialização em Psicopedagoria, dos municípios de Guaporé/RS e São Jorge/RS – 2006.
Psicopedagogia - Educação a Distância 2 - Artigos de alunos do curso de Especialização em Psicopedagogia, do município de Casca/RS - 2006

Além de todas essas atividades poéticas, didáticas e culturais, Leni é autora da letra da música Penso, que ganhou o primeiro prêmio como melhor letra no Concurso Sim, Guaporé tem talento, na comemoração do centenário de Fundação do município.