terça-feira, 24 de junho de 2014

FESTA JUNINA



Como todos os temas de estudo, é importante compreender a festa não separada da história da humanidade nem da tentativa de domínio do ambiente. Percorrendo no tempo encontram-se as festas juninas relacionadas diretamente aos ritos da colheita e ao processo de produção do calendário. Ou seja, orientando-se pelas fases da lua e pela posição do sol, as comunidades foram aprendendo a cultivar os cereais, as frutas e os legumes, utilizando as festas como instrumento de marcação da semeadura e da colheita. 



No século XXI, era digital, as festas juninas no Brasil compõem um calendário de eventos festivos onde é tradição colocar uma roupa xadrez e sair em busca de lugares para comer canjica, tomar um quentão e ouvir música típica, desde as tradicionais barraquinhas com brincadeiras e comidas em colégios e igrejas até apresentações de grandes nomes da música em clubes e espaços abertos. 







Judas Tadeus de Campos, em seu artigo FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS: LIÇÕES DE PRECONCEITOS, escrito no ano de 2007, diz que as festas juninas que são promovidas nas escolas têm como principal finalidade e lucratividade e que apresentam uma face preconceituosa, em relação à cultura caipira, que durante séculos mascou o modo de vida dos moradores do estado de São Paulo. Campos, diz que, aparentemente, nem os professores nem os alunos percebem esse aspecto negativo.



No sitio www.festajunina.com.br é possível encontrar detalhes sobre a Festa Junina como: dicas para decorar a casa quando a festa é na sua casa; receitas de comidas típicas; músicas, brincadeiras e trajes; as festas distribuídas pelas cinco regiões brasileiras; as origens da festa e das tradições (história).









Não poderiam faltar as dicas para unhas (...) !






Para finalizar, os SANTOS do mês

Dia 13 de junho


Dia 24 de junho


Dia 29 de junho



Nenhum comentário: