sábado, 7 de junho de 2014

A promoção das Novas Tecnologias e a Inclusão Digital: ferramentas pedagógicas a serviço da Educação Ambiental


A promoção das Novas Tecnologias e a Inclusão Digital:  ferramentas pedagógicas a serviço da Educação Ambiental 

Leni Chiarello Ziliotto 
 Rua das Castanheiras, 403 W – Centro – Nova Mutum/MT 
branccamaria@gmail.com 

Tópico de interesse 
 Metodologias de Inclusão Digital: Metodologia de ensino para a era digital

Descrição e objetivos 
 A promoção das novas tecnologias e a inclusão digital como ferramentas pedagógicas a serviço da Educação Ambiental diz respeito a um projeto desenvolvido com alunos de uma escola pública em Mato Grosso durante o ano escolar de dois mil e onze (2011). Com a finalidade de contribuir na construção da consciência ecológica da sociedade contemporânea, o objetivo foi o de despertar para a sensibilização ambiental, bem como a vivência de um processo de inclusão digital em uma perspectiva de apropriação da tecnologia de rede enquanto ambiente comunicacional e de exercício da cidadania.

 A proposta foi de promover o uso da informática na escola como estratégia de aprendizagem construtivista e significativa, bem como a compreensão da tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Entre os objetivos mais específicos esteve o de oportunizar a democratização do conhecimento que o ambiente virtual proporciona e orientar a pesquisa na internet para construir a competência do uso dessa técnica que estimula a criatividade e a busca por novas soluções dentro da resolução de problemas, sem o “famoso” copiar e colar. 

 A metodologia empregada a de projetos, com organização de equipes de alunos/as responsáveis por temas específicos e provocadas a pesquisarem em todas as fontes possíveis e disponíveis para desenvolverem a competência de selecionar conhecimentos úteis à construção de sociedades humanas positivas e saudáveis e a habilidade de análise com argumentação. Os resultados foram sistematizados e socializados em um blogger alimentado a partir da produção das equipes. Uma das finalidades do blogger, entre outras, foi a de promover interação entre conteúdos, alunos/as, professore/as e comunidade escolar, local e planetária digital. 

 Para a avaliação do rendimento foi considerado a participação, o interesse, o envolvimento, a solidariedade, o trabalho de equipe, as competências, as habilidades e o conhecimento construído coletivamente, com base nos conceitos de solidariedade e sustentabilidade. A comunidade local fez parte da construção do conhecimento e da avaliação. 

 Considerando a autonomia pressuposto para a cidadania, essa experiência pedagógica permite inferir que a escola contemporânea requer metodologias que contemplem as tecnologias digitais a fim de oportunizar a construção da cidadania pelas ações de informação, análise, elaboração de propostas e tomada de decisões coletivamente. Consequentemente, distribuição da responsabilidade e critérios, base para o desenvolvimento da competência da autonomia. 

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