3ª Fase do 3º Ciclo - Turma A


Alunos

1.      Andressa Correa Batista
2.      Bruna Gawski Casagrande
3.      Carolayne Benilda De Souza
4.      Caroline Silva De Moraes
5.      Cleiton Willian Mordzin França
6.      Douglas Thauan Knorst De Souza
7.      Edemar De Souza Welter
8.      Ederson Correa Batista
9.      Emanuela Inacio Borges Da Silva
10.  Erica Lucia Bressan
11.  Evellin Karine Da Silva Almeida
12.  Flavia Marques
13.  Flavio De Souza
14.  Gabriella Fernanda Ronssani
15.  Ingrid Aparecida Miranda
16.  Joilson Bernardino Dos Santos
17.  Karen Gabriela Pereira
18.  Kainã De Lara Ferreira
19.  Leticia de Jesus Corsini
20.  Maikel Mueller
21.  Marcia Garbin
22.  Maria Naiara Dos Santos
23.  Mayron Martins Leite
24.  Micheli Caroline Goncalves Pacheco
25.  Natalia Rosseto Biezus
26.  Nathalia Bloot Gomes De Oliveira
27.  Nathalia Scarton Bonelli
28.  Thawam Lucas Silva Gomes
29.  Wesley Junio Franca Silva

1 TERRA E UNIVERSO
1.1   GALILEU E A QUEDA LIVRE
1.2   MASSA, FORÇA, ACELERAÇÃO
1.3   NEWTON E A GRAVIDADE
EQUIPE
Flavia Marques
Nathalia Bloot Gomes De Oliveira


Geocentrismo x Heliocentrismo

Durante muitos séculos acreditou-se que o modelo que melhor explicava o céu era o Geocentrismo. A palavra é formada pelo sufixo grego geo, que significa Terra e centrismo que se refere a centro. A Terra seria o centro do Universo, com o sol e os planetas girando em torno dela em órbitas circulares. Essa foi a idéia de um grego chamado Cláudio Ptolomeu. Outro modelo surgiu com Nicolau Copérnico e levantou muita polêmica. Ele defendia a teoria de que o sol era o centro e os planetas giravam em torno dele. Todos. Inclusive a terra. Era o Heliocentrismo, dessa vez, com sufixo Helio, que significa sol.

Modelo do Geocentrismo



Modelo do Heliocentrismo


O modelo utilizado atualmente para explicar o Universo é o Heliocentrismo. Depois de Nicolau, Galileu Galilei também estudou o céu com um telescópio e chegou à mesma conclusão. Ele conseguiu provar a teoria, mas foi condenado pelo Santo Ofício da Igreja Católica a morrer na fogueira da Inquisição. Antes de ser queimado, o esperto Galileu mandou seu livro para uma região que tinha outra religião, onde as pessoas não estavam proibidas de ler seus escritos e negou perante o tribunal da Igreja que acreditasse que o sol era o centro do nosso sistema. Assim ele conseguiu livrar-se da morte e continuou estudando escondido. Ele morreu cego e condenado pela Inquisição novamente.









































































Comentário da equipe
Com esse trabalho a equipe aprendeu sobre a vida  e obra de Newton e de outros cientistas.
Esclareceu as três leis de Newton: Princípio da Inércia, quando um corpo em repouso permanece em repouso ou vice-versa; Princípio fundamental da Dinâmica, que consiste em quanto maior a força aplicada a um corpo maior a aceleração do mesmo, e que, para movê-lo, a força aplicada deve ser maior do que a força do corpo; e Princípio da Ação e Reação, que trata da força que um corpo A aplica no corpo B e quando isso acontece haverá duas forças denominadas ação e reação.


2         TERRA E UNIVERSO
2.1   REGULARIDADES CELESTES
2.2   AQUECIMENTO GLOBAL
    EQUIPE
   Douglas Thauan Knorst De Souza
   Edemar De Souza Welter
MMairon Martins Leite 
                                        

O aquecimento global

  O aquecimento global é um problema ambiental que afeta o mundo todo, como já diz o nome esse problema aquece o planeta Terra e o aquecimento tem um lado muito negativo para o meio ambiente e inclusive para os seres humanos. Um dos problemas que ocorrem com aquecimento global é o derretimento das calotas polares, a diminuição do gelo também acaba com o habitat natural de animais polares, além disso, o nível do mar aumenta, e esse aumento muda o ecossistema marinho e a água pode invadir em suas proximidades diversas ilhas. O resultado disso tudo é a mudança climática brusca como a Europa, por exemplo, tem sofrido ondas intensas de calor com o nível de temperatura que chega a 40°, isso causa um impacto gigantesco em todo o mundo, o ecossistema não pode ser afetado porque dependemos dele para a sobrevivência e quando ele sofre algum dado causa total desequilíbrio em todo o mundo, atingindo de forma geral a sociedade, fauna, flora e até a economia dos países.
 É muito grande o número de desertos que vêm surgindo a cada ano no mundo assim como tem ocorrido com frequência ciclones fora de época que devastam diversas áreas urbanas. As consequências mais visíveis desta tragédia que está acontecendo e aumentando a cada dia é de fato o aumento dos níveis dos oceanos e isso causará o desaparecimento de muitas cidades litorâneas daqui um século, o aumento da temperatura faz com que o planeta inteiro se prejudique além de causar o desequilíbrio do ecossistema causando a morte de diversas espécies, aumenta o desmatamento (devido as queimadas causadas pelo tempo seco enquete), desaparecimento de florestas gerando mais problemas, fazendo com aumente as áreas desertas na Terra.
  Os cientistas acreditam que o aquecimento global está ocorrendo há mais de 150 anos atrás devido principalmente ao efeito estufa causado pelo homem pelo aumento de poluentes antropogênicos causando buracos na camada de ozônio que é uma proteção contra os raios solares, uma vez que a proteção não age como deveria causa danos a Terra porque sem esta proteção o planeta simplesmente não existiria, não haveria vida.



















 
Fonte



























 3         TECNOLOGIA E SOCIEDADE
3.1   CARGAS ELÉTRICAS
3.2   GERAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA
3.3   BÚSSOLAS, IMÃS E MAGNETISMO TERRESTRE
    EQUIPE
    Joilson Bernardino Dos Santos
 TThawan Lucas Silva Gomes
WWesley Junio Franca Silva
    Flavio De Souza



















4         TECNOLOGIA E SOCIEDADE
4.1   Substancias químicas e suas propriedade (I e II)
    EQUIPE
    Andressa Correa Batista
    Carolayne Benilda de Souza
KKaren Gabriela Pereira
    Um pouco da minha história
    Eu nasci em Ponta Grossa Paraná. Desde janeiro de 2011 estou morando em Nova Mutum-MT. Foi muito triste quando tive que sair da minha cidade natal, porque deixei para traz vários amigos e uma parte da minha família. Pensei que aqui em Nova Mutum fosse tudo diferente. Quando cheguei percebi que muita coisa é o contrario do que eu pensava. Hoje já fiz novos amigos e que aprendi a gostar. Acho que vou acostumar com o novo lugar. Frequento a escola Rui Barbosa na 3ª fase do 3º ciclo, o que corresponde a 8ª série na cidade onde eu morava antes. Moro com o meu pai e minha mãe e sou filha única. Pretendo trabalhar no futuro e ser uma profissional competente.
    
Substâncias químicas

     Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H2O. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica. Analisando-se o exemplo da própria água, tem-se que, tanto o Hidrogênio como o Oxigênio, estão na tabela periódica, nas famílias 1 e 8, respectivamente.
    A substância química pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico, como o O2, ou oxigênio, que é chamada substância simples, ou por elementos químicos diversos, como o ácido sulfúrico, H2SO4, chamada substância composta.
   Os químicos consideram que uma substância é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são características. Entre essas propriedades estão o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc.
    Duas substancias diferentes podem, eventualmente, possuir algumas propriedades iguais, mas nunca todas elas. Exempo:




A tabela periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos conhecidos, levando em conta diversas de suas características.
















         
5         TECNOLOGIA E SOCIEDADE
5.1    REAÇÕES QUÍMICAS
    EQUIPE
    Bruna Gawski Casagrande
   Tenho 14 anos, nascida em 31 de dezembro de 1996 no município de Nova Mutum-MT.  Sou uma pessoa normal, tenho manias, paixões, gostos, preferências, opiniões [...]. Sou descendente de italianos e de poloneses. Filha de Neusa Gawski Casagrande e Luiz Carlos Casagrande. Tenho uma irmã mais velha de nome Jéssica Gawski Casagrande. Pretendo cursar fisioterapia ou outro curso relacionado a saúde humana.
   
    Nathalia Scarton Bonelli
    Marcia Garbin

 

REAÇÕES QUÍMICAS

     Reação química é um processo no qual duas ou mais substâncias integram entre si, formando substâncias diferentes. Por exemplo, na combustão do gás butano de um isqueiro, o butano reage com o oxigênio do ar formando vapor de água e dióxido de carbono.
     Para que uma reação ocorra, é necessário que as partículas reagentes estejam em contato. Isso é mais fácil no estado líquido e gasoso, nos quais as moléculas têm certa mobilidade, maior nos gases que nos líquidos.
      Matéria é qualquer coisa que possui massa e esta sujeita a inércia. A matéria e aquilo que forma as coisas e que pode ser observado; é sempre constituída de partículas elementares como átomos, em escala menor, prótons, nêutrons e elétrons.
    O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um  elemento químico.
  
 
     Um próton é uma partícula subatômica que faz parte do núcleo de todos os elementos.
     Um nêutron é uma das partículas, junto com o próton, que formam os núcleos atômicos.
     O elétron é uma partícula que circunda o núcleo atômico.

     O conceito de transformação química
     Se uma ou mais substâncias, presentes no estado inicial de um sistema transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química.
     Em outras palavras, reação química é um processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras. Para saber se houve uma reação química, precisamos comprar as propriedades das substâncias presentes no sistema, nos estados iniciais e finais.
     Quando um objeto cai, uma folha de papel é rasgada, uma porção de areia é misturada a água, um giz esmagado até virar pó e um prego é fincado na madeira, estamos diante de exemplos de transformação que não são reações químicas.

     Alguns exemplos cotidianos de reação química
     Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre eles estão: a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o procedimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, álcool ou óleo diesel no motor de um veículo.

     Classificações das reações químicas
·        Reação homogênea e reação heterogênea: quando todas as substâncias que intervêm se encontram na mesma fase diz-se que a reação é homogênea. As reações mais freqüentes desse tipo são as que ocorrem entre gases ou em solução. Uma reação heterogênea implica no mínimo duas fases.
·        Reações de combinação: é aquela em que duas ou mais substâncias combinam para formar um único produto, como a que ocorre quando se aquece, a elevada temperatura, o nitrogênio e o lítio, e se forma nitreto de lítio.
·        Reação de decomposição: a partir de uma substancia, obtêm-se  duas ou mais.
·        Reação de substituição: uma espécie ocupa o lugar de outra em um composto e a desloca.
·        Reação de dupla decomposição: duas substâncias trocam duas espécies originando dois novos compostos.
·        Reações de precipitação: é aquela que ocorre quando se misturam duas soluções de eletrólitos e se forma um precipitado, ou seja, uma substancia sólida insolúvel.
·        Reações àcido-base: tanto os ácidos como as bases são eletrólitos que se classificam como fortes, totalmente ionizados, e como fracos, parcialmente ionizados, em solução aquosa. A reação entre um acido e uma base é conhecida como reação de neutralização e leva a formação de um sal e água. O conceito da reação àcido-base pode ser estendido às reações de transferência de prótons.
·        Reações de oxidação-redução: são aquelas que implicam uma transferência de elétrons. É vulgarmente conhecida por reação redox. A oxidação não se refere unicamente à reação com oxigênio, tem um significado mais amplo e define-se como uma perda de elétrons. Pelo contrário, uma redução acontece quando uma espécie química ganha elétrons.

     Fonte:
     CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais. Aprendendo com o cotidiano. 2 ed. Moderna. São Paulo, 2004.
      Site http://www.wikipedia.com.br/. Acessado dia 27 de junho de 2011.
      Barsa Universal volume 6.

      Comentário da equipe
    Entendemos que reação química é a transformação de dois ou mais produtos, formando uma nova substancia. As reações ocorrem no estado inicial e final transformando-se em uma reação química. Para saber se ouve reação é preciso comparar as substanciam misturadas no estado inicial e final. No nosso dia-dia, as reações químicas estão em divesas situações, como ao envelhecer de algum alimento, na queima de gás no fogão e outros.

























































6         TECNOLOGIA E SOCIEDADE
6.1    INDUSTRIA QUÍMICA E SOCIEDADE
   EQUIPE
   Caroline Silva De Moraes
   Leticia de Jesus Corsini
  



















7         TECNOLOGIA E SOCIEDADE
7.1   LUZ E CALOR
7.2   LUZ, SOMBRA E ESPELHOS
7.3   ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
   EQUIPE
   Ederson Correa Batista
   Erica Lucia Bressan
   Maikel Mueller







































































8         VIDA E AMBIENTE
8.1   EVOLUÇÃO DA DIVERSIDADE
    EQUIPE
    Emanuela Inacio Borges Da Silva
    Filha de Jair Borges da Silva e Rosangila Inacia da Silva. Com15 anos é nascida em 19/06/1996 na cidade de Graputanga-MT. Hoje reside na cidade de Nova Mutum aproximadamente a11 anos. Preza a familia e gota de fazer amizade. As pessoa devem ser sinceras. Trabalho na cooperativa SICREDI a 4 meses como jovem aprendiz e freqüenta a Escola Rui Barbosa.Pretendo cursar Administração.
    Ingrid Aparecida Miranda
    Filha da Izaura Miranda da Silva. Tem 14 anos e nasceu em Campo Grande. Tem dois irmão. Eu sou uma filha muito boa com minha mãe. Moro com ela e com meus primos, tios e tias, a um ano em Nova Mutum.
    Maria Naiara Dos Santos
    Filha de Cicero Pedro dos Santos. Com 14 anos nascida no Ceará tem três irmãos. Uma menina muito legal com os pais e com a irmã e sobrinho. Mora a um ano em Nova Mutum.
       
A teoria de Darwin

Hoje podemos conhecer paisagens e seres vivos da Terra primitiva reconstituídos em histórias fantásticas de filmes e revistas. Mas, cientificamente, como podemos saber se esses seres existiram mesmo? Quais eram as suas formas e os seus tamanhos?

        Charles Darwin ( 1809-1882 ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
A descoberta de ossos, dentes ou esqueletos inteiros de animais extintos, enterrados no solo ou incrustados em rochas, é que tornou possível esse conhecimento.
A esse tipo de restos ou simples vestígios (exemplo: pegadas) de seres vivos chamamos fóssil. Estudando os fósseis, podemos descobrir como eram esses seres e como viviam.
Raramente são encontrados fósseis de animais ou plantas inteiros. Em geral, só partes duras, como ossos, conchas e carapaças, ficam incrustadas na rocha. Algumas vezes, os poros dos ossos são preenchidos por minerais como a calcita, por exemplo, mantendo-se assim a forma original. Em outros casos, ocorre a substituição completa do material original por minerais como a sílica.
Em setembro de 1835, o Beagle chegou às Ilhas Galápagos, onde Darwin constatou a existência de espécies de árvores, tartarugas e aves diferentes em cada ilha. Foi em Galápagos, que Darwin realmente passou a duvidar da imutabilidade das espécies, principalmente após as observações realizadas.








































































 
Comentário
Com esse estudo entendemos que fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. Também entendemos que evolução das espécies se podem resumir em duas leis: Lei do Uso e do Desuso defendida por Lamarck e que foi superada pela Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, de Darwin. Existe também a teoria da criação, mas que não é estudada muito na escola como tema de Ciências da Natureza.

 
9         SER HUMANO E SAÚDE
9.1   REPRODUÇÃO HUMANA E SOLIDARIEDADE
EQUIPE
Evellin Karine Da Silva Almeida
Micheli Caroline Goncalves Pacheco
Natalia Rosseto Biezus





































    Sistema Genital
Nosso corpo possui um sistema genital, que é diferente em cada sexo. O sistema genital possui partes externas e internas.

No sexo masculino, a parte externa é formada pelo pênis e pelo escroto. Internamente, inclui dois testículos, duas glândulas seminais, dois ductos deferentes e a próstata. Na puberdade todo esse sistema amadurece e passa a ser capaz de produzir sêmen, ou esperma, que é uma mistura de líquidos e espermatozóides. Também na puberdade o adolescente do sexo masculino passa a ejacular. A ejaculação é a saída de sêmen pelo pênis, que ocorre quando pênis fica ereto (“duro”) e existe grande excitação sexual. A idade para as primeiras ejaculações pode variar muito de um indivíduo para outro. Geralmente ocorrem entre 12 e 16 anos, e podem acontecer até enquanto o adolescente dorme. Essa ejaculação durante o sono é chamada de polução noturna, e ocorre de maneira involuntária.  É comum na puberdade, e mesmo depois dela. Depois que passa a produzir espermatozóides e a ejacular, um menino já é biologicamente capaz de ter filhos. O homem continua a ter essa capacidade enquanto estiver produzindo espermatozóides ativos.
Sistema Genital Masculino

 No sexo feminino, a parte externa do sistema genital é denominada pudendo feminino e inclui os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. A parte interna engloba a vagina, o útero, os ovários e as tubas uterinas. Desde que nasce, a menina já tem em seus ovários milhares de células reprodutivas, os ovócitos. A partir da puberdade, um ovócito amadurece a cada mês e é liberado em uma das tubas uterinas; é a ovulação. O ovócito não se locomove por meios próprios; é impulsionado por movimentos de cílios (“pelinhos”) que existem nas paredes da tuba. O trajeto do ovócito em direção ao útero leva cerca de três dias. A reprodução humana envolve a penetração do pênis ereto na vagina, durante uma relação sexual. Com a excitação, o homem ejacula e o sêmen é depositado na vagina. Numa ejaculação, são liberados entre 200 e 500 milhões de espermatozóides, que são dotados de um flagelo (uma cauda móvel) e se locomovem ativamente. A união de espermatozóide e óvulo, a fertilização, ou fecundação, produz o zigoto. Este continua uma viagem pela tuba uterina e sofre sucessivas divisões celulares. Chegando ao útero, implanta-se (“fixa”) em sua parede e prossegue seu desenvolvimento. Essa implantação no útero, chamada nidação, dá início à gravidez. Tudo ocorrendo bem, em cerca de nove meses um bebê estará pronto para nascer.
Sistema Genital Feminino
 Fonte: do CANTO, E.L. Ciências Naturais. Aprendendo com o cotidiano. 2ª ed. Moderna. São Paulo, 2004.













Comentário

O importante de estudar o tema Ser Humano e Saúde na escola é que nós precisamos saber um pouco mais sobre nosso corpo, seu funcionamento, como ele se forma, as doenças sexualmente transmitidas.

Vemos no noticiário e sabemos que também em Nova Mutum há meninas de 13 a 16 anos grávidas, muitas por falta de informação, de orientação, muitas dizem que faltou alguém ensinar como se proteger de doenças e de prevenir uma gravidez que não foi desejada. Essas meninas são pessoas que sofrerão pelo resto da vida com essa experiência negativa e muitas porque deixaram de estudar ou na escola também não foi estudado bem este assunto.

Por isso, fizemos um trabalho para quem o ler encontrara informações sobre a formação e o desenvolvimento do ser humano, as medidas para prevenir uma gravidez não desejada e as medidas para evitar doenças sexualmente transmitidas.



 
10     CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO
   EQUIPE
   Cleiton Willian Mordzin França
   Gabriella Fernanda Ronssani
   Kainã De Lara Ferreira
Estudo na Escola Rui Barbosa, na 3º Fase do 3º Ciclo. Nasci em Nova Mutum no ano de 1997. Moro com minha mãe. Gosto muito dela pelo que ela faz por mim. Pretendo cursar Agronomia e ser um profissional de sucesso.












































 
Comentário

Estudar o Código Florestal é de grande importância, pois ele estabelece limites ao uso de propriedades, defende que o homem deve respeitar a vegetação existente na terra considerada bem de interesse comum a todos habitantes do Brasil. Com este trabalho aprendemos que o Código Florestal Brasileiro é de grande importância para toda população, pois ele defende os biomas como a Amazônia, protege as matas e vegetação nativa, não permitido que o homem acabe com o habitat natural da diversas espécies, e também protege os leitos dos rios, que mesmo assim são ameaçados pelos desmatamentos ilegais e ganâncias dos homem .