SIMULADO

Este simulado está composto por questões elaboradas pelos próprios alunos, organizados por equipes. Cada equipe é responsáveis por aprofundar, sistematizar e socializar o estudo de um dos temas da disciplina. Entre as atividades de socialização, está a de elaborar questões para serem respondidas pelos colegas. 

PARTE 1

3ª FASE DO 2º CICLO - TURMA A - MATUTINO

1.   Os ambientes apresentam seres vivos e não vivos. As necessidades dos seres vivos são:
a.       (  ) sombra e água fresca
b.      (  ) reproduzir-se, ambiente e energia
c.       (  ) outros animais e amigos
d.      (  ) peixes, ovos e maçã
e.      (  ) fazer festas
2.       Um pássaro da Amazônia não sobreviveria por muito tempo no ambiente gelado do pólo Sul porque:
a.       (  ) ele fica com saudade da Amazônia
b.      (  ) ele sobrevive somente em contato com humanos
c.       (  ) ele não está adaptado ao clima frio
d.      (  ) ele não encontra comida
e.      (  ) Nenhuma afirmativa está correta.
3.       Qual o nome da atividade cientifica que tem por objetivo o estudo da atmosfera e dos fenômenos que ocorrem nela?
    1. (  ) Previsão do tempo
    2. (  ) Barômetro
    3. (  ) Meteorologia
    4. (  )  Biruta
    5. (  )  Clima e tempo
4.       O conjunto de condições da atmosfera de certo lugar em certo momento é chamado de?
a.       (  ) Clima
b.      (  ) Previsão do tempo
c.       (  ) Tempestade
d.      (  ) Massa de ar
e.      (  ) Tempo
5.       A água é um recurso natural importante para o ser humano. Ela é utilizada para:
    1. (  ) desperdiçar
    2. (  ) acender velas e movimentar as árvores
    3. (  ) encher esgotos e rios
    4. (  ) beber, fazer higiene pessoal e dos ambientes e lazer
    5. (  ) contaminar as lavouras de soja e de milho
6.       A água na natureza se apresenta em três estados físicos, que são:
    1. (  )  líquido, sólido e gasosos
    2. (  ) nuvens, arco-íris e chuva
    3. (  ) usinas hidrelétricas, água e vento
    4. (  ) mar, rios e lagos
    5. (  ) fogo, ar, e seres humanos
7. Translação é o movimento que a terra faz em torno do sol. Quanto tempo dura esse processo?
    1. (  )  uma semana
    2. (  ) dois anos
    3. (  ) um ano
    4. (  ) um mês
    5. (  ) um dia
8. Rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Em relação ao sol o tempo desse movimento é de:
    1. (  )  duas horas
    2. (  ) cinco horas
    3. (  ) 24 horas
    4. (  ) 8 horas
    5. (  ) 30 minutos
9. Todos os ambientes apresentam fatores não vivos e fatores vivos. Os fatores não vivos são, por exemplo, o ar, a água, a luz, a temperatura e o solo. Os fatores vivos (seres vivos) têm características especificas. Assinalando com V para as características dos seres vivos e com N para as características que não são dos seres vivos, qual a sequência correta?
Interagem com outros seres vivos e com fatores não vivos (  )
São frios (  )
Nascem, se desenvolvem e morrem (  )
Mudam do estado físico para o estado gasoso quando muda a temperatura (  )
Precisam de energia e dependem do ambiente (  )
a) (  ) V, F, F, V,V
b) (  ) V, F, V, V, V
c) (  ) V, F, V, F, V
d) (  ) V, F, V, F, F  
e) (  ) V, F, V, V, F
4.       Assinalar a opção que completa corretamente o parágrafo:
A planta realiza fotossíntese e respiração. Para o processo de fotossíntese a planta requer ______________________e consome ___________________.  Na respiração ela libera energia e consome ______________________.  Os gases vêm do ar e a água, com nutrientes, vem do solo. No processo de fotossíntese a planta produz __________________que vai para o ar, e ________________ que serve de alimento para a planta. No processo de respiração, a planta produz _____________________.  O processo de fotossíntese ocorre somente na presença de __________.
a)      (  ) gás oxigênio; energia da luz; água e gás carbônico; glicose e gás oxigênio; glicose; gás carbônico e água; clorofila.
b)      (  ) energia da luz; glicose e gás oxigênio; gás oxigênio; glicose; gás carbônico e água; clorofila; água e gás carbônico.
c)       (  ) glicose; energia da luz; água e gás carbônico; glicose e gás oxigênio; gás oxigênio; gás carbônico e água; clorofila.
d)      (  ) energia da luz; água e gás carbônico; glicose e gás oxigênio; gás oxigênio; glicose; gás carbônico e água; clorofila.
e)      (   ) energia da luz; água e gás carbônico; gás oxigênio; glicose; gás carbônico e água; clorofila.
5.       Águas servidas é o nome dado às águas usadas pelo ser humano como, por exemplo, nas casas, nas industrias, nos hospitais, comercio, etc. As águas servidas podem contaminar mananciais porque elas contêm resíduos em decomposição e microrganismos como, por exemplo, coliformes fecais e outros microrganismos patogênicos que podem causar cólera, amebíase e giardíase. Os microrganismos presentes nas águas servidas podem ser eliminados no tratamento. Como é denominado no Brasil o investimento de dinheiro público para abastecimento de água potável e tratamento de águas servidas, juntamente com tratamento do lixo?
a)      (  ) Serviço Público de Saneamento Básico
b)      (  ) Serviço Publico de Abastecimento de Água
c)       (  ) Serviço Publico de Vacinação
d)      (  ) Serviço Público de Transporte Escolar
e)      (  ) Serviço Publico de Saúde
12. Quando enchemos um balão assoprando dentro dele, o balão aumenta de tamanho por quê?
a)      (  ) Resistência do ar dentro do balão
b)      (  ) O ar ocupa o espaço
c)       (  ) Há vento dentro do balão
d)      (  ) O ar exerce pressão
e)      (  ) O ar tem massa
13. Durante uma ventania os galhos e as folhas das árvores balançam por quê?
a) (  ) É o ar em movimento
b) (  ) É o ar em relação a superfície
c) (  ) É o vento acima das nuvens
d) (  ) Sentimos o vento
e) (  ) O ar colide com a pele
14.  Conforme pesquisa realizada pelos alunos da 3ª fase do 2º ciclo sobre a cidade de Nova Mutum-MT, o que a cidade precisa para melhorar?
a)      (  ) mais comida
b)      (  ) não precisa melhorar mais nada
c)      (  ) mais mercados
d)      (  ) mais segurança
e)      (  ) cuidar mais das ruas
15.  Quais dessas cidades são mais próximas da cidade de Nova Mutum-MT?
a)      (  ) Rio de Janeiro
b)      (  ) Cuiabá
c)      (  ) São Paulo
d)      (  ) Mato Grosso
e)      (  ) São José do Rio Claro
16.  Pelas pesquisas apresentadas pelos colegas de classe, o que a droga causa no organismo humano?
a)      (  ) Riqueza
b)      (  ) Saúde
c)      (  ) Longevidade
d)      (  ) Felicidade
e)      (  ) Doenças
17.   Quais atividades são saudáveis ao organismo humano?
a)      Trabalhar até tarde da noite
b)      Mexer no computador
c)      Assistir TV
d)      Dormir menos de 3h por dia
e)       Ginástica e caminhadas regulares



 
1ª FASE DO 3º CICLO - TURMAS A e B - MATUTINO

  1. O Manguezal é um ecossistema brasileiro complexo e um dos mais produtivos do planeta. Ele é considerado um ecossistema:
a) (   ) da região norte do Brasil.           
b) (   ) da região sul do Brasil.    
c) (   ) da zona costeira do Brasil.
d) (   ) em todo o território nacional.     
e) (   ) todas as alternativas estão corretas.
  1. A Floresta Amazônica é um ecossistema brasileiro de vegetação densa e fechada, onde a maioria das árvores apresenta folhas:
a) (   ) azuladas e finas.
b) (   ) rasteiras e úmidas.
c) (   ) grandes e largas.
d)  (   ) todas as alternativas estão corretas.
e) (   ) nenhuma alternativa está correta.
  1. A Floresta Amazônica situada na região norte da América do Sul, possui uma área com extensão de aproximadamente:
a) ( ) 7 mil km²
b) ( ) 6 mil kM²
c) (  ) 5 mil km²
d) (  ) 8 mil km²
e) (  ) 9 mil km²
4.      O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até quantos metros?
a) (  ) 1,5m
b) (  ) 2,0m
c) (  ) 3,5m
d) (  ) 3,0m
e) (  ) 2,5m
  1. Na classificação cientifica aceita até os dias de hoje os fungos são considerados outras formas de vida. Alguns fungos são utilizados na fabricação de:
a)      (  ) alimentos
b)      (  ) móveis
c)      (  ) edifícios
d)      (  ) rios
e)      (  ) tijolos ecológicos
  1. O fermento biológico utilizado na fabricação de pães é constituído por:
a)      (  ) orelhas-de-pau
b)      (  ) bolores
c)      (  ) fungos microscópicos
d)      (  ) bactérias
e)      (  ) vírus
  1. Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossilis que significa:
a)      (  ) desenterrado ou extraído da terra
b)      (  ) sistemas naturais
c)      (  )  sedimentos e rochas
d)      (  ) solos e cavernas
e)      (  ) sedimentações e fundo do mar
  1. Já tivemos muitas descobertas emocionantes de restos humanos fossilizados. Com esses fosseis os cientistas foram capazes de aprender um pouco a respeito do homem primitivo. A primeira descobertas foi feita em 1856, no vale Neander, próximo a Dusseldorf (Alemanha), quando alguns operários descobriram restos humanos fossilizados de cerca de 120 000 anos,que ficou conhecido como:
a)      (  ) homem das cavernas
b)      (  ) homo sapiesn
c)      (  ) hominídeos
d)      (  ) homem moderno
e)      (  ) homem de Neandertal
  1. Animais como o gafanhoto possuem exoesqueleto e são animais:
a) (  ) vertebrados
b) (  ) invertebrados
c) (  ) exoesqueleto
d) (  ) mamíferos
e) (  ) n.d.a.
10. . Ao grupo dos invertebrados estão:
a) (  ) 57% de todas as espécies
b) (  ) 97% de todas as espécies
c) (  ) 87% de todas as espécies
d) (  ) metade de todas as espécies
e) (  ) n.d.a.
11. O amarelão é:
a) (   ) doença do fígado e do coração.
b) (   ) causada pelo bacilo de Koch.
c) (   ) uma enfermidade causada pelos vermes Nacylostoma duodenal e Nicanor americanus.
d) (   ) uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. 
e) (   ) provocada pela bactéria Treponema pallidium.
12. Sobre a cisticercose?
a) (   ) É uma infecção das meninges.
b) (   ) É causada pela Salmonella typhi
c) (   ) É transmitida pelo bacilo de Hansen
d) (   ) É uma doença causada pelas larvas de Taenia solium e Taenia saginata.
e) (   ) É uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae
13. As plantas são classificadas por diversas características. Entre elas, são classificadas em vasculares e:
a) (   ) briófitas
b) (   ) avasculares
c) (   ) samambaia
d) (   ) angiospermas
e) (   ) seiva
14. Para a manutenção da vida é preciso um constante fornecimento de:
a) (   ) água fria
b) (   ) sol
c) (   ) energia
d) (   ) ar comprimido
d) (   ) vento
15. As células foram descobertas pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma lâmina de cortiça, Hooke verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim cella, pequena cavidade). Em que ano Hooke descobriu as células?
a) (  ) 1666
b) (  ) 1636
c) (  ) 1663
d) (  ) 1687
e) (  ) 1623
16. Os humanos são seres pluricelulares, formados por mais de 100 trilhões de células. Qual a diferença entre seres unicelulares e seres pluricelulares?
a) (  ) Seres unicelulares são formados por várias células e pluricelulares são seres vivos constituídos por uma só célula.
b) (  ) Unicelular são seres vivos constituídos por uma só célula e seres pluricelular são formados por várias células.
c) (  ) Unicelular são seres vivos constituídos por uma só célula e pluricelulares também.
d) ( ) Seres unicelular são formados por várias células contem mais de uma célula e pluricelular também.
e) (  ) N.D.A.
17. Como são chamadas as lentes dos microscópios compostos?
a) (  ) objetiva e projetada
b) (  ) objetiva e astronômica
c) (  ) objetiva e ocular
d) (  ) objetiva e ampliada
e) (  ) N.D.A.
18. Luneta astronômica e telescópio são:
a) (  ) instrumentos luminosos
b) (  ) instrumentos ópticos
c) (  ) instrumentos compostos
d) (  ) instrumentos terrestre 
e) (  ) Todas as alternativas estão corretas.
19.  Como o Código Florestal protege a vegetação natural?
a) (  ) Assoreando as margens dos rios e mananciais.
b) (  ) Desmatando mais as propriedades para o cultivo agrícola e pecuário.
c) (  ) Através da proibição do desmatamento nas propriedades rurais de áreas de preservação permanente e das reservas legais.
d) (  ) Não respeitar os limites das áreas próximas as águas e seus afluentes.
e) (  ) Deixando que as pessoas derrubem as matas para a intensificação de ganho e de produtividade.
20. O que pode ser feito para conciliar a conservação da vegetação natural e o desenvolvimento da agropecuária?
 a) (  ) Usar áreas para pastagens juntamente com áreas agrícolas.
b)      (  ) Deixando que as duas não façam nenhum acordo para a preservação do ambiente.
c)      (  ) Difundir áreas para que seja aproveitada para pastagens.
d)      (  ) Promover mais áreas de pastagens do que de agricultura.
e)      (  ) Pensar as revisões do código florestal regionalmente e criar um mecanismo que possa proteger a vegetação natural e o desenvolvimento da sociedade humana.
21.  O que são Briófitas?
a.      (  ) Comida
b.      (  ) Plantas com frutos
c.       (  ) Plantas aquáticas
d.      (  ) Plantas muito simples
e.      (  ) Plantas com sementes nuas, ou seja, sem flores e sem frutos.
22.  O que diferencia a seiva bruta da seiva elaborada?
a.      (  ) seiva bruta é oxigênio e seiva elaborada é clorofila.
b.      (  ) a seiva bruta é a mistura de água com sais minerais e glicose e a seiva elaborada é somente clorofila.
c.       (  ) a seiva bruta é a mistura de água com sais minerais e a seiva elaborada é a mistura de açúcar, água outras substâncias produzido na fotossíntese.
d.      (  ) são arvores com frutos e sementes, por isso com seiva bruta e seiva elaborada.
e.      (  ) seiva bruta e elaborada é o liquido que as plantas oferecem aos pássaros e as borboletas.


 
3ª FASE DO 3º CICLO - TURMAS A e B - MATUTINO

1. A terceira Lei de Newton trata do:
a) (  ) Princípio do disjunto
b) (  ) Princípio da alta  resistência
c) (  ) Princípio da ação e reação
d) (  ) Princípio da ação e relação
e) (  ) Princípio do relâmpago
2. Qual é o ramo da física que estuda a eletricidade?
a) (  ) Elétron
b) (  ) Eletrólise
c) (  ) Atração
d) (  ) Eletrostática
e) (  ) Eletrização
3. Uma das principais leis da química, enunciada pelo Frances Antonie Laurent de Lavoisier é a:
a)      (  ) Lei da conservação das massas
b)      (  ) Lei da conservação e observação dos fósseis
c)      (  ) Lei da conservação do plástico
d)      (  ) Lei da conservação da matéria orgânica
e)      (  ) Lei da reação em cadeia
4.      A sequência que contem somente gases nobres na classificação moderna da tabela periódica é:
a) (  ) Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
b) (  ) Hidrogênio, boro, ósmio, cúrio, irídio, platina e hélio.
c) (  ) Ástato, iodo, selênio, enxofre, cloro, ouro e cobalto.
d) (  ) Argônio, criptônio, ródio, rutênio, zircônio e titânio.
e) (  ) Dúbio, rádio, rênio, cobalto, lítio, hélio e bismuto.
5.      Onde encontramos as cargas elétricas?
a.      (  ) no atrito e no contato
b.      (  ) no atrito e nos elétrons
c.       (  ) nos prótons e nos elétrons
d.      (  ) no contato e nos isolantes
e.       (  ) na indução eletrostática e no atrito
6.      Para fazer o experimento “o disco de Newton”, sobre as cores do arco-íris, precisa de várias cores diferentes. Quando rodamos esse disco em alta velocidade as cores atingem simultaneamente o olho humano provocando:
a.      (  ) Sensação visual de luz colorida
b.      (  ) Sensação visual de luz preta
c.       (  ) Sensação visual de luz preta e branca
d.      (  ) Sensação visual de luz branca
e.      (  ) Sensação visual das cores pintadas no disco
7.      Existem dois tipos de cores primárias - “cores primárias de luz e cores primárias de corante”. Cada uma obtém uma cor diferente. Assinale a alternativa correta na seqüência para cores primárias de luz e cores primárias de corante:
a.      (  ) Luz: amarelo, roxo, vermelho à Corante: vermelha, magenta, ciano
b.      (  ) Luz: azul, magenta, ciano à Corante: roxo, verde, azul
c.       (  ) Luz: verde, amarelo, rosa à Corante: rosa, azul, amarelo
d.      (  ) Luz: magenta, ciano, amarelo  àCorante: vermelho, verde, azul
e.      (  ) N.D.A.
8.      Galileu é um físico italiano importante para a tecnologia porque desenvolveu vários instrumentos. Quais dos instrumentos citados foi Galileu Galilei que  desenvolveu?
a)      ( ) A balança hidrostática; um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas; o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
b)      (  ) A balança hidrostática; um relógio de pendulo e a prospecção do que é hoje a geladeira.
c)      ( ) Uma balança hidrográfica; uma luneta e um instrumento de percussão experimental.
d)      (  ) A Bússola, a lupa e o paquímetro.
e)      (  ) N. D. A.
9.      Galileu Galileu fez melhorias significativas em instrumentos da pesquisa, entre eles o telescópio refrator. Com a melhora do telescópio refrator Galileu descobriu o que?
a)      (  ) Os planetas existentes no universo.
b)      (  ) O planeta Terra é o único planeta que existe.
c)      (  ) As manchas solares; os mares da Lua; as fases de Vênus; quatro dos satélites de Júpter; os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.
d)      (  ) Que o planeta Terra gira sobre seu próprio eixo e em torno do sol.
e)      (  ) N. D. A.
10.  Para facilitar a descrição do céu e a localização dos corpos celestes, os povos da antiguidade deram nomes a grupos de estrelas associados por eles a animais ou personagens mitológicos. Essa descrição feita na antiguidade e ainda hoje por grupos humanos como algumas tribos de índios, envolve constelações e é denominada:
a) (  ) Constelações
b) (  ) Regularidades Celestes
c) (  ) Equinócio
d) (  ) Solstício
e) (  ) Zodíaco
11.  Para compreendermos os fenômenos regulares consequentes do movimento da Terra, os astrônomos traçaram linhas imaginarias, entre elas os meridianos, que determinam a diferença de fuso horário com regularidade de uma hora entre eles. Como consequencia dessa definição, no Brasil temos dois fusos horários, considerando o de Brasilia como referencia. Os estados brasileiros que não têm o mesmo fuso horário de Brasília são:
a) (  ) Acre, Amazônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
b) (  ) Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
c) (  ) Acre, Amazônia, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
d) (  ) Acre, Amazônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.
e) (  ) Acre, Amazônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Roraima
12.  Os processos de eletrização dos corpos no ambiente são três. Assinale a alternativa que apresenta esses três processos.
a)      (  ) Elétricas, princípio da conservação das cargas elétricas e princípio da inércia
b)      (  ) Prótons, elétrons e nêutrons
c)      (  ) Atrito, contato e indução eletrostática
d)      (  ) Equilíbrio, elétrons e prótons
e)      (  ) Elétricos isolantes, prótons e bons condutores
13. Tabela Periódica é entendida como sendo um arranjo no qual os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico e de acordo com a repetição regular de suas propriedades. Uma das classificações dos elementos na Tabela Periódica aprovada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) é:
a) (  ) Metal, gás poluente, água e cobre.
b) (  ) Hidrogênio, não metal, gás nobre, e água.
c) (  ) Semi metal, gás poluente, metal, e água.
d) (  ) Metal, não metal, semi metal, e gás nobre.
e) (  ) Gás nobre, metal, cobre e gás poluente.
14. A sequência que contem somente gases nobres na classificação moderna da Tabela Periódica aprovada pela Iupac é:
a) (  ) Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
b) (  ) Hidrogênio, boro, ósmio, cúrio, irídio, platina e hélio.
c) (  ) Ástato, iodo, selênio, enxofre, cloro, ouro e cobalto.
d) (  ) Argônio, criptônio, ródio, rutênio, zircônio, titânio, chumbo e bismuto.
e) (  ) Dúbio, rádio, rênio, cobalto, lítio, hélio e bismuto.
15. Segundo o Código Florestal Brasileiro as áreas indígenas só podem ser exploradas:
a) (  ) Pelo governo em condições de manejo sustentável.       
b) (   ) Pelo estado com autorização do governo.
c) (  ) Pelos indígenas em condições de manejo sustentável.             
d) (   ) Pelos indígenas de qualquer forma.
e) (  ) Pelos extrativistas com autorização dos indígenas.


PARTE 2


3ª FASE DO 2º CICLO - TURMAS A e B - MATUTINO

1.      As pessoas estão consumindo uma infinidade de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados. Com isso, a produção de lixo aumenta, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a água e o ar.a grande maioria não se preocupa para onde ele vai ou o que vão fazer com ele. Um destino correto para o lixo é:
a.      (  )  no fundo dos quintais das casas
b.      (  )  nas ruas embaixo das árvores
c.       (  ) em um terreno perto da  prefeitura
d.      (  ) em um aterro sanitário
e.      (  ) em um esgoto

2.      O destino final do lixo pode ser a incineração. Incineração do lixo significa:
a.      (  ) depositar no aterro sanitário
b.      (  ) enterrar o lixo
c.       (  ) queimar até que se reduza a cinza
d.      (  ) deixar a céu aberto
e.      (  ) reciclar o lixo

3.      Os seres humanos são seres heterotróficos, ou seja, seres:
a.      (  ) produtores, capazes de produzir seu próprio alimento sintetizando a matéria orgânica
b.      (  ) compositores, que compõem o reino dos compositores de energia
c.       (  ) consumidores, que para conseguir seu alimento precisam consumir outro ser vivo
d.      (  ) nenhuma resposta está correta
e.      (  ) todas as respostas estão corretas 

4.      Para a espécie humana e outros seres consumidores, os alimentos são importantes:
a.      (  ) por serem fontes de energia e matéria prima para o funcionamento do organismo
b.      (  ) para matar a fome
c.       (  ) para crescer e engordar
d.      (  ) para viver mais de cem anos
e.      (  ) N.D.A.

5.      Os vários tipos de nutrientes existentes nos alimentos são:
a.      (  ) vitaminas, água, fungos e proteínas
b.      (  ) carboidratos, vitaminas, lipídios e protozoários
c.       (  ) consumidores, glicose, proteínas e vitaminas
d.      (  ) fungos, bactérias e protozoários
e.      (  ) proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas

6.      Na cidade de Nova Mutum-MT, o serviço de abastecimento de água para a população urbana é feito pelo SAAE. A sigla SAAE significa:
a.      (  ) Serviço Automático de Água e Esgoto
b.      (  ) Serviço Autônomo de Abastecimento e Esgoto
c.       (  ) Serviço Autônomo de Água e Esgoto
d.      (  ) Setor Autônomo de Água e Esgoto
e.      (  ) N.D.A.

7.      Também, na cidade de Nova Mutum-MT, há um projeto de separadores de lixo reciclável, uma parceria entre a comunidade e a prefeitura municipal. O lixo reciclável da cidade é recolhido por um caminhão da prefeitura e levado a um depósito onde os separadores, organizados em Cooperativa, separam, prensam e enviam o lixo prensado para Cuiabá, onde será reciclado. Esse projeto denomina-se:
a.      (  ) Reciclagem
b.      (  ) Reciclar
c.       (  ) Rciclável
d.      (  ) Reciclo
e.      (  ) N.D.A.

8.      O sistema de esgoto das residências, comércio e indústrias do município de Nova Mutum-MT é:
a.      (  ) Lagoas especiais para tratamento do esgoto
b.      (  ) Fossas sépticas e sumidouros
c.       (  ) somente fossas sépticas 
d.      (  ) somente sumidouros
e.      (  ) fossas sépticas, sumidouros e as lagoas de tratamento

9.      O produto químico utilizado pelo SAAE (Nova Mutum-MT) para a desinfecção da água consumida pela população é:
a.      (  ) cloro
b.      (  ) flúor
c.       (  ) cloro e flúor
d.      (  ) pó branco
e.      (  ) N.D.A.

10.  Nova Mutum é um município do estado de Mato Grosso que possui um viveiro municipal. As mudas produzidas no viveiro são:
a.      (  ) vendidas
b.      (  ) doadas
c.       (  ) trocadas por adubo
d.      (  ) todas as alternativas estão corretas
e.      (  ) N.D.A.

11.  Dia dez de outubro do ano de 2011, um grupo de alunos da Escola Rui Barbosa assistiu a duas palestras, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais. O tema principal das duas palestras foi:
a.      (  ) Propriedades rurais de Nova Mutum
b.      (  ) Produção agrícola de Nova Mutum
c.       (  ) Produção agropecuária de Mato Grosso
d.      (  ) APP e Reserva Legal
e.      (  ) Código Florestal Brasileiro

   12. O Código Florestal Brasileiro é uma lei ambiental com a finalidade de:
            a. (  ) Cuidar dos animais
    b. (  ) Regulamentar as ocupações do solo
    c. (  ) Proteger as águas
d. (  ) Proibir a poluição de pescar
e. (  ) Desmatar as florestas
 
   13. Em que ano o Código Florestal Brasileiro foi criado e por quem?
a. (  ) no ano de 1960  por Tiradentes
b. (  ) no ano de 1948 por Marechal Candido Rondon
c. (  ) no ano de 1980 por Jânio Quadros
d. (  ) no ano de 1934 no governo de Getulio Vargas
e. (  ) no ano de 1920 por Juscelino Kubitschek


1ª FASE DO 3º CICLO - TURMAS A e B - MATUTINO

  1. O sistema de classificação dos seres vivos em grandes categorias, denominadas reinos, é da autoria de Whittaker, na versão de 1979 modificada, com uma divisão em cinco reinos:
a.       (  ) Animalia, Vegetalia, Fungi, Proctista e Monera
b.      (  ) Animais, Vegetais, Mamíferos, Aves e Peixes
c.       (  ) Animalia, Vegetalia, Bactérias e Esponjas
d.      (  ) Verminoses, Taenia , Fungi, Proctista e Monera
e.      (  ) Artrópodes, Vegetalia, Fungi, Esponjas e Aves

2.      Taxionomia significa classificação. No século XVIII as regras de taxonomia dos seres vivos foram estabelecidas pelo botânico Carlos Lineu. Quantas regras de taxonomia foram estabelecidas pelo botânico Lineu?
a. (  ) 10 regras
b. (  ) 50 regras
c. (  ) 12 regras
d. (  ) 9 regras
e. (  ) 19 regras

  1.  A Taxionomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, assim:
a. (  ) Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies
b. (  ) Reinos são divididos em classes. Classes são divididos em reinos, então em ordens, famílias, gêneros e espécies
c. (  ) Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em espécies, então em ordens, famílias, gêneros e classes
d. (  ) Filos são divididos em reinos. Reinos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies
e. (  ) Filos  são divididos em famílias. Famílias são divididas em classes, então em ordens, reinos, gêneros e espécies

  1. A região da célula entre a membrana plasmática e o núcleo é preenchida por um material com consistência de gelatina mole. Esse material é denominado de:
a. (  ) organelas citoplasmáticas
b. (  ) citoplasma
c. (  ) parede celular
d. (  ) membrana plasmática
e. (  ) todas as alternativas estão corretas

  1.  Qual é uma das diferenças entre a célula vegetal e a célula animal?
a. (  ) o material genético
b. (  ) a membrana plasmática
c. (  ) o núcleo
d. (  ) a parede celular ao redor da membrana plasmática
e. (  ) o citoplasma

  1. Como os cientistas consideram a adaptação?
a. (  ) qualquer característica de um ser vivo
b. (  ) chances de sobrevivência
c. (  ) meio ambiente isolado
d. (  ) somente a camuflagem
e. (  ) N.D.A.

  1. O que todos os ecossistemas têm em comum?
a. (  ) fatores vivos e não vivos
b. (  ) luz e sombras
c. (  ) ar, adubos e vento
d. (  ) animais de bico achatado
e. (  ) todas as alternativas estão corretas

  1. Quais os fatores que prejudicam a Biodiversidade do planeta?
a. (  ) poluição; catalogar as espécies dos biomas; expansão urbana e industrial; caça planejada.
b. (  ) o uso abusivo dos recursos naturais; caça predatória e desenvolvimento sustentável.
c.  (  ) controle na produção de lixo; leis ambientais rigorosas; poluição; desmatamento.
d. ( ) poluição; uso abusivo dos recursos naturais; expansão urbana e industrial; caça predatória e desmatamento.
e. (  ) poluição; uso abusivo dos recursos naturais; expansão urbana e industrial; caça predatória e desenvolvimento.

       9. Qual é o país mais rico em biodiversidade?
            a. (  ) America do Sul
            b. (  ) Europa
            c. (  ) Canadá
            d. (  ) Brasil
            e. (  ) Todos

    10. Onde podemos encontrar o bioma Cerrado?
a. (  ) Pará, Minas Gerais, Porto Velho e Paraná.
b. (  ) Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
c. (  ) Piauí, Maranhão, Rio Grande do sul e Mato Grosso.
d. (  ) Tocantins, Santa Catarina, Amapá e Goiás.
e. (  ) Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás.

   11. De acordo com o IBAMA, temos no Brasil aproximadamente:
a. (  ) 300 espécies de animais em extinção e 8 já extintas
b. (  ) 400 espécies de animais em extinção e 8 já extintas
c. (  ) 250 espécies de animais em extinção e 8 já extintas
d. (  ) 450 espécies de animais em extinção e 8 já extintas
e. (  ) N.D.A.

   12. As ferramentas nada mais são do que máquinas simples ou associações delas. O pé-de-cabra, por exemplo, é uma ferramenta usada para:
a. (  ) abrir caixotes e retirar pregos de madeiras.
b. (  ) mover objetos pesados
c. (  ) processar dados
d. (  ) mover motores a gasolina
e. (  ) N.D.A

   13. Os robôs são máquinas complexas, comumente utilizados na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa:
a. (  ) trabalho voluntário
b. (  ) trabalho doméstico
c. (  ) trabalho forçado
d. (  ) trabalho assalariado
e. (  ) N.D.A

   14. O Código Florestal Brasileiro é uma lei ambiental com a finalidade de:
            a. (  ) Cuidar dos animais
            b. (  ) Regulamentar as ocupações do solo
            c. (  ) Proteger as águas
d. (  ) Proibir a poluição de pescar
e. (  ) Desmatar as florestas
 
   15. Em que ano o Código Florestal Brasileiro foi criado e por quem?
a. (  ) no ano de 1960  por Tiradentes
b. (  ) no ano de 1948 por Marechal Candido Rondon
c. (  ) no ano de 1980 por Jânio Quadros
d. (  ) no ano de 1934 no governo de Getulio Vargas
e. (  ) no ano de 1920 por Juscelino Kubitschek

   16. A região entre a membrana plasmática e o núcleo é preenchida por um material com consistência de gelatina mole. Que material é esse?
a.      (  ) Organela citoplasmática
b.      (  ) Glicose
c.       (  ) Citoplasma
d.      (  ) Parede celular
e.      (  ) Membrana plasmática

   17. Qual é uma das diferenças entre a célula vegetal e a célula animal?
a. (  ) Material genético para desenvolvimento
b. (  ) Membrana plasmática somente na célula vegetal
c. (  ) Diferença entre núcleo das células
d. ( ) Existência ao redor da membrana plasmática dos vegetais, de um envoltório rígido, denominado parede celular.
e. ( ) Existência ao redor da membrana plasmática dos animais, de um envoltório rígido, denominado parede celular

   18. Qual o artista que criou fósseis do video game imaginando os fósseis do futuro?
a. (  ) Carlos Lineu
b. (  ) Christopher Locke
c. (  ) Charles Darwin
d. (  ) Whitaker
e. (  ) Isaac Newton

19.  Dia dez de outubro do ano de 2011, um grupo de alunos da Escola Rui Barbosa assistiu a duas palestras, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais. O tema principal das duas palestras foi:
a.      (  ) Propriedades rurais de Nova Mutum
b.      (  ) Produção agrícola de Nova Mutum
c.       (  ) Produção agropecuária de Mato Grosso
d.      (  ) APP e Reserva Legal
e.      (  ) Código Florestal Brasileiro

3ª FASE DO 3º CICLO - TURMAS A e B - MATUTINO

  1. Qual o cientista que provou a lei da hereditariedade e que vegetal ele usou para seus experimentos?
a.      (  )  Darwin - vagem
b.      (  )  Mendel - vagem
c.       (  ) Darwin - ervilha
d.      (  ) Mendel - ervilha
e.      (  ) N.D.A.

2.      O processo de duplicação das células, que originam novas células é chamado de:
a. (   ) Material Genético
b. (   ) Mitose
c. (   ) Divisão Celular
d. (   ) Reprodução Celular
e. (   ) Meiose

3.      O material genético é composto basicamente por:
a. (   ) Cromossomos e óvulo
b. (   ) Cromossomos e genes
c. (   ) Genes e espermatozóide
d. (   ) Espermatozóide e óvulo
e. (   ) N.D.A.

  1. Os cromossomos de mesmo par são denominados:
a. (  ) Células diplóides
b. (  ) Células haplóides
c. (  ) Cromossomos homológicos
d. (  ) Cromossomos humanos
e. (  ) N.D.A.

  1. O Brasil é um país de grande potencial mineral,  já que este possui grande parte de sua superfície constituída de terrenos metamórficos (Cristalinos) do período pré-cambriano. possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. O principal minério extraido no Brasil, com aproximadamente 8% das reservas do mundo, é
a. (  ) O ferro
b. (  ) O cobre.
c. (  ) O ouro
d. (  ) O níquel
e. (  ) A bauxita

6.      Colocando V para as alternativas corretas e F para as alternativas falsas, a alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Substância Biodegradável – são aquelas substâncias que demoram muito tempo para se degradar ou que nunca se degradam. Exemplo: garrafa de vidro, que leva mais de 1000 anos para se decompor. (  )
- Substâncias Não-Degradável são substâncias que podem ser decomposta naturalmente por microorganismos que estão no meio ambiente. Exemplo: laranja que apodrece naturalmente, detergentes biodegradáveis. (  )
- Substância Biodegradável – são substâncias que podem ser decomposta naturalmente por microorganismos que estão no meio ambiente. Exemplo: laranja que apodrece naturalmente, detergentes biodegradáveis. (  )
- Substâncias Não-Degradável – são aquelas substâncias que demoram muito tempo para se degradar ou que nunca se degradam. Exemplo: garrafa de vidro, que leva mais de 1000 anos para se decompor. (  )
a. (  ) F,F,V,V
b. (  ) V,V,F,F
c. (  ) V,F,V,F
d. (  ) F,V,F,V
e. (  ) V,V,V,F

  1. O Código Florestal Brasileiro é uma lei ambiental que regulamenta a ocupação dos solos. Vários conceitos são fundamentai para compreender a aplicação dessa lei. Entre esses conceito, é preciso entender o que é diagnostico ambiental. Assinalar a alternativa correta. Diagnóstico ambiental é:
a.      (  ) Avaliação da área de influência de um determinado empreendimento  
b.      (  ) Diagnosticar os problemas de um determinado solo
c.       (  ) Estudo das relações entre os seres vivos de um determinado ambiente
d.      (  ) Estabelecer regras para o uso ambiental
e.      (  ) N.D.A.

  1.  Outro conceito importante para compreender o Código Florestal brasileiro ‘Moratória’, que quer dizer:
    1. (  ) Ato de preservar uma reserva ambiental
    2. (  ) Compensar os produtores desapropriados
    3. (  ) Ato de adiar os vencimentos das dívidas, suspendendo os pagamentos e ação da justiça
    4. (  ) As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica
    5. (  ) N.D.A

  1. Como o Código Florestal protege a vegetação natural?
a.      (  ) Assoreando as margens dos rios e mananciais.
b.      (  ) Desmatando mais as propriedades para o cultivo agrícola e pecuário.
c.       ( ) Através da proibição do desmatamento nas propriedades rurais de áreas de preservação permanente e das reservas legais.
d.      (  ) Não respeitar os limites das áreas próximas as águas e seus afluentes.
e.      (  ) Deixando que as pessoas derrubem as matas para a intensificação de ganho e de produtividade.

  1. O que pode ser feito para conciliar a conservação da vegetação natural e o desenvolvimento da agropecuária?
a.      (  ) Usar áreas para pastagens juntamente com áreas agrícolas.
b.      (  ) Deixando que as duas não façam nem um acordo e que tudo de errado.
c.       (  ) Difundir áreas para que sejam aproveitadas pela agricultura.
d.      (  ) Promover áreas de pastagens.
e.      (  ) Respeitar os limites de ocupação do solo conforme os biomas definidos pelo Código Florestal e recuperar áreas já degradas sem prejuízos ao desenvolvimento econômico.

  1. Segundo os conceitos científicos, fósseis são:
    1. (  ) restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas
    2. (  ) restos de lixos que foram  queimados
    3. (  ) organismos geneticamente modificados
    4. (  ) todas as alternativas estão corretas
    5. (  ) N .D .A

  1. O estudo da evolução  das espécies se apresenta por duas leis principais:
    1. (  ) Lei dos  animais  e Lei  das  plantas
    2. (  ) Lei do Uso e do Desuso e Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos
    3. (  ) Lei da Física e Lei da Química
    4. (  ) Lei da conservação do plástico  e Lei  da conservação do lixo.
    5. (  ) N . D .A

  1. Como é chamado o ponto de transição entre a luz e a sombra?
    a. (  ) Refração
    b. (  ) Reflexão
    c. (  ) Penumbra
    d. (  ) Sombra oculta
    e. (  ) Ensombra

14.  Ondas são perturbações regulares que se propagam, mas não transportam matéria. As ondas apenas transportam:
a. (  ) Luz visível
b. (  ) Calor
c. (  ) Infravermelho
d. (  ) Radiações
e. (  ) Energia

15.  A parte da Física que estuda o calor e os fenômenos relacionados a ele é chamada de:
a. ( ) Calor e seus fenômenos
b. ( ) Termologia
c. ( ) Aquecimento Global
d. ( ) Equilíbrio térmico
e. ( ) N. D. A.

16.  Newton realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência. Algumas dessas descobertas são:
a.  (  ) O teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores.
b.      (  ) O teorema das cores, gravitação, a lei do cálculo e a natureza binomial.
c.       (  ) O teorema do cálculo, binomial, a lei das cores e a natureza da gravitação.
d.      (  ) O teorema da gravitação, binomial, a lei das cores e a natureza o cálculo.
e.      (  ) O teorema gravitação, o cálculo, a lei da binomial e a natureza das cores.

17.  Se aplicarmos uma força de 12N em um corpo de 2kg, qual é a aceleração adquirida por ele?
a.      (  ) A = 24m/s²
b.      (  ) A = 1m/s²
c.       (  ) A = 14m/s²
d.      (  ) A = 10m/s²
e.      (  ) A = 6m/s²

18.  Qual é o modelo usado para representar um átomo?
a. (  ) Modelo químico.         
b. (  ) Modelo covalente.
c. (  ) Modelo iônico.
d. (  ) Modelo atômico.
e. (  ) N.D.A

19.  Qual é o principal elemento necessário em todas as reações químicas?
a.      (  ) O2
b.      (  ) H2O
c.       (  ) CO2
d.      (  ) H
e.      (  ) COH3

20.  No século XX houve avanço da hereditariedade?
a.      (  ) Newton
b.      (  ) Lamarck
c.       (  ) Mendel
d.      (  ) Stanley
e.      (  ) Darwin

  1. Em Química, é correto dizer que:
  1. (  ) a substancia é o conjunto de átomos de mesmo numero atômico; os elementos são formados por elementos de moléculas iguais; as misturas são formadas por elementos de moléculas ou átomos diferentes.
  2. (  ) o elemento é o conjunto de átomos de mesmo numero atômico; as musturas são formadas por elementos de moléculas iguais; as substancias são formadas por elementos de moléculas ou átomos diferentes.
  3. (  ) a mistura é o conjunto de átomos de mesmo numero atômico; as substancias são formadas por elementos de moléculas iguais; aos elementos  são formados por elementos de moléculas ou átomos diferentes.
  4. (  ) o elemento é o conjunto de átomos de mesmo numero atômico; as substancias são formadas por elementos de moléculas iguais; as misturas são formadas por elementos de moléculas ou átomos diferentes.
  5. (  ) N.D.A.  

  1. O Código Florestal Brasileiro é uma lei ambiental com a finalidade de:
    1. (  ) Cuidar dos animais
    2. (  ) Regulamentar as ocupações do solo
    3. (  ) Proteger as águas
    4. (  ) Proibir a poluição de pescar
    5. (  ) Desmatar as florestas

  1. Em que ano o Código Florestal Brasileiro foi criado e por quem?
a. (  ) no ano de 1960  por Tiradentes
b. (  ) no ano de 1948 por Marechal Candido Rondon
c. (  ) no ano de 1980 por Jânio Quadros
d. (  ) no ano de 1934 no governo de Getulio Vargas
e. (  ) no ano de 1920 por Juscelino Kubitschek

24.  Dia dez de outubro do ano de 2011, um grupo de alunos da Escola Rui Barbosa assistiu a duas palestras, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais. O tema principal das duas palestras foi:
a.      (  ) Propriedades rurais de Nova Mutum
b.      (  ) Produção agrícola de Nova Mutum
c.       (  ) Produção agropecuária de Mato Grosso
d.      (  ) APP e Reserva Legal
e.      (  ) Código Florestal Brasileiro