quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância das árvores

Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar.
As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam!
Outro fator importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim.

Como salvar as florestas?

Como metade das árvores que são cortadas no planeta destinam-se à fabricação de papel, usar menos papel é uma óptima maneira de ajudar a salvar as florestas.
Adotem estas ações:
· Escrevam nos dois lados de cada folha de papel e tentem usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Reciclem todo papel quando terminarem de usá-lo;
· Usem sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido em vez de papel;
· Quando comprarem papel numa loja, tentem comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado no contentor de lixo azul para ser reciclado. Ou melhor ainda, comprem 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou de ser derrubada para fazer esse papel;

Fonte:  


Papel "Tree-Free"

Foi mantido o termo inglês original utilizado pelo Design by Nature (2007) por não encontrar-se uma tradução adequada na língua portuguesa. Tree-free é quando outras substâncias, não relacionadas a árvores, são acrescentadas na confecção do papel reciclado, como algodão por exemplo.



Papel sem árvores

A indústria de polpa de celulose e de papel é a maior consumidora de madeira do mundo. E o mercado consumidor destes produtos só faz aumentar, conforme relatórios do próprio setor.
Esta produção utiliza florestas plantadas especialmente para este fim. Mesmo assim, quem vê uma área de toras retiradas para alimentá-la não consegue impedir um sentimento de mal-estar pelo cenário a sua frente.
A reciclagem ajuda muito. O Brasil, em 2006, reciclou 47% do papel que circulou no País, segundo o Cempre. Este índice alcança 77,3% do papel ondulado, usado para embalagens. Além disto, ela economiza água e energia.
Mas ainda é possível ir além.
Existe tecnologia para fabricar papel a partir de resíduos agrícolas e ela já chegou ao Brasil! Uma empresa em Campinas, a Artmania, está revendendo papel feito a partir de bagaço de cana. O produto é branco, isento de cloro e soda, com menor teor alvejante e apropriado para uso em impressora. O único porém, é que fabricado na Argentina, implicando em frete, o que amplia a emissão de gases de efeito estufa na sua utilização.
Com tanto bagaço de cana no Brasil e com o Mercosul garantindo parcerias com a Argentina, será que em breve, poderemos fabricar este papel por aqui?

Fonte
http://www.bancodoplaneta.com.br/group/deucerto/forum/topic/...
Note added at 7 hrs (2009-07-24 08:38:31 GMT)

Nenhum comentário: