quinta-feira, 27 de junho de 2013

16 PRINCÍPIOS DO VAREJO RESPONSÁVEL

1.      ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Os varejistas devem buscar e oferecer aos consumidores informações transparentes, verdadeiras e compreensíveis sobre a origem e a produção dos produtos e serviços que comercializam e seus impactos nos princípios da sustentabilidade.


2.      PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS

Os varejistas devem buscar e oferecer aos consumidores informações transparentes, verdadeiras e compreensíveis sobre a origem e a produção dos produtos e serviços que comercializam e seus impactos nos princípios da sustentabilidade.


3.      CADEIA DE SUPRIMENTOS

Os varejistas devem influenciar a operação de sua cadeia de suprimentos, especialmente na criação e reforço de condições sociais e institucionais comprometidas com os princípios da sustentabilidade.


4.      EMPREGADOS

Os varejistas devem implementar proteções e garantias de trabalho decente para todos os seus empregados. Práticas e políticas de pessoal devem revigorar as relações humanas, trazendo significado para a vida das pessoas e criando ambientes abertos para a manifestação de opiniões e geração de ideias.


5.      OPERAÇÕES DOS NEGÓCIOS

Os varejistas devem atuar de forma transparente, dentro da legalidade e praticar, avaliar e auditar os princípios sociais, econômicos e ambientais da sustentabilidade em todas as etapas e locais de suas operações.


6.      LOGÍSTICA

Os varejistas devem estruturar seus processos de compra, transporte, armazenagem, comercialização e distribuição considerando a minimização dos impactos sociais, econômicos e ambientais do conjunto das partes interessadas.


7.      ATRIBUTOS DE QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Os varejistas devem considerar no repertório de qualidade dos produtos e serviços comercializados, atributos como durabilidade, simplicidade, acessibilidade, clareza de informação, impactos econômicos, sociais e ambientais, excelência no atendimento e reconhecimento às ideias dos consumidores.


8.      ATENDIMENTO

Os varejistas devem atender os seus clientes com cortesia e atenção, procurando compreender as suas necessidades de consumo e orientar as suas opções de compra conforme os princípios do consumo consciente e da sustentabilidade, transmitindo essa cultura a todos os empregados, como importante diferencial do seu negócio.


9.      MARKETING

Os varejistas devem adotar estratégias de marketing que atendam às reais necessidades do consumidor. As campanhas de publicidade devem evidenciar as qualidades dos produtos e serviços que asseguram a saúde e a segurança do consumidor, incentivar o consumo consciente e desestimular o consumo supérfluo e o desperdício.


10. CONSUMO CONSCIENTE

Os varejistas devem contribuir ativamente para a elevação do grau de consciência do consumidor quanto à real necessidade de consumo, às propriedades do que é consumido e à destinação de todos descartes associados ao consumo.


11. CRÉDITO RESPONSÁVEL

Os varejistas devem contribuir ativamente para educar e estimular a responsabilidade e a competência do consumidor no uso do crédito como insumo saudável para sua vida financeira.


12. CONCORRÊNCIA

Os varejistas devem promover, como elo entre todos os componentes da cadeia de suprimentos e o consumo, um ambiente de colaboração com seus concorrentes, em temas referentes aos interesses e responsabilidades mútuos e coletivos.


13. INTERATIVIDADE COM AS COMUNIDADES

Os varejistas devem liderar, promover ou participar de parcerias com o poder público e/ou de movimentos articulados com as comunidades, que visem a melhoria das condições de vida da sociedade.


14. MERCADOS INCLUSOS

Os varejistas devem conhecer os impactos de suas operações e da produção e consumo dos produtos e serviços que comercializam, na geração de renda e no acesso ao consumo por parte das populações mais pobres, contribuindo para a sustentabilidade do país e das regiões que podem influenciar.


15. AUTORREGULAÇÃO E INTERATIVIDADE COM O PODER PÚBLICO

Os varejistas devem interagir com o poder público, contribuindo para o estabelecimento das leis aplicáveis à realização de seus negócios e, sempre que possível, adiantar-se ao estabelecido pela legislação, autorregulando seu comportamento e disseminando essas práticas em seu setor e em seus locais de influência.


16. MEIO AMBIENTE

Os varejistas devem assumir sua responsabilidade na redução da pegada social e ecológica da humanidade. Metas radicais e desafiadoras de contribuição para a melhoria das condições socioambientais devem ser adotadas e perseguidas.


Esses princípios são do 4º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade realizado pela FecomércioSP, em parceria com a fundação Dom Cabral (FDC), que reconhece iniciativas de todo o País com foco em inovação.


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