segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SABER - SABER FAZER - QUERER FAZER

Com base nos pressupostos da democracia cidadã, o projeto AMBIENTE CIDADANIA apresenta resultados bastante positivos. Entre as atividades práticas cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento das áreas comportamental e  atitudinal, previstas no projeto pedagógico das escolas organizadas por ciclo de formação humana, os alunos da turma A, 3ª fase do 2º ciclo, matutino, conheceram três ações importantes desenvolvidas em Nova Mutum-MT:
1.      SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto)
2.      Viveiro municipal
3.      Projeto Reciclo
Em aula anterior as visitas, os alunos estudaram os temas: ambientes naturais e não-naturais, seres vivos e interdependência, água e lixo. Provocados pela curiosidade, solicitaram visitas aos espaços citados e construíram questionamentos a serem feitos para os responsáveis de cada setor visitado.
Distribuídas as questões e agendadas as visitas, alunos e professora saíram da escola para uma aula “in loco”.
Segue abaixo algumas fotos das visitas. Próximo trabalho dos alunos: escrita do relatório sob a orientação da professora de Português, área das Linguagens. Essa ação também está pautada no projeto pedagógico das escolas organizadas por ciclo de formação humana: a interdisciplinaridade. Os relatórios serão postados brevemente.
Chamamos atenção para o contraste: viveiro x lixo. Uma provocação para todas as áreas da educação trabalhar, das mais diversas maneiras, questões que envolvem a relação do ser humano com o ambiente natural.
Especificamente na disciplina de Ciências da Natureza, um dos propósitos da metodologia por projetos utilizada, que provoca o aluno a pesquisar, a construir, é a  concepção de que não basta saber e saber fazer. Na questão ambiental estamos “carecas” de saber e saber fazer. Há uma urgente necessidade de “querer fazer”.   

Curiosidade: uma das selecionadoras do lixo mostra um vestido “novinho em folha” encontrado no lixo reciclável. Segundo depoimento dela, esses objetos de “valor” são comuns no lixo reciclável de Nova Mutum. Para pensas: “o lixo fala”. Ou seja, pelo lixo de uma cidade produz é possível analisar, em partes, o poder aquisitivo das pessoas que nela residem.

      VIVEIRO MUNICIPAL DE NOVA MUTUM - MT


 















PROJETO RECICLO DE NOVA MUTUM – MT
















SAAE EM NOVA MUTUM - MT











3 comentários:

Unknown disse...

PARABENS Professora Leni!!
Pelo belo trabalho com os alunos da Escola Rui Barbosa e pelo blog.
Está muito bom!!

Abraços e Sucesso!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ALUNOS!!!!

Estão de Parabéns pelas Postagens.
Como não é possível comentar nas páginas, comento aqui na Pagina inicial...
Todas as postagens estão muito boas, adorei a postagem que mostrou fotos da cidade e as informações da cidade, é bom pra quem quiser passear na cidade pois já vai conhecendo um pouco mais do que irá encontrar...