1 INTRODUÇÃO
Avaliação do blog é a última etapa do plano de curso para o ano letivo de 2011 na disciplina de Ciências da Natureza com as turmas 3ª Fase do 2º Ciclo A, 1ª Fase do 3º Ciclo A e B e 3ª Fase do 3º Ciclo A e B da Escola Estadual Rui Barbosa, município de Nova Mutum-MT. Teve por objetivos: envolver toda a comunidade na avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos; fomentar a inter e a transdisciplinaridade na proposta pedagógica; promover a proposta ação-reflexão-ação no (re)planejamento das ações; e monitorar a produção do conhecimento com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os conteúdos abordados em sala de aula nas turmas citadas foram pesquisados, aprofundados, complementados, sistematizados e postados no blog www.ambientecidadaniabrasil.blogspot.com. Foram distribuídos trinta (30) questionários para pessoas da comunidade mutuense, entre elas dos diferentes segmentos da comunidade escolar –gestão, coordenação, professores, alunos, pais. Também, para todos os alunos envolvidos no processo foram distribuídos questionários diferenciados, cada um com focos distintos. Os questionários foram respondidos entre a última quinzena do mês de novembro e a primeira semana do mês de dezembro do ano de 2011. Os dados coletados com as entrevistas compõem o relatório de ações pedagógicas do referido ano letivo. A análise dos dados e as considerações são valiosos instrumentos na função avaliativa do desempenho da professora e dos alunos, bem como na função diagnóstica para futuros planejamentos. Aqui, o relatório apresentará, alem desta breve introdução, os dados das pesquisas, deixando em aberto para cada internauta fazer suas análises e considerações. Um dos item da avaliação realizada pela comunidade teve o propósito de classificar uma equipe por turma, por pontuação. A proposta foi promover uma reflexão acerca da organização das sociedades humanas, formatada para “classificações, seleções, excelências, competências, enfim, ou você é bom ou você está fora”. A equipe que somou mais pontos na classificação foi premiada com um livro de poemas em singelo evento nas dependências da escola.
2 ESPAÇO VIRTUAL EM SALA DE AULA
[...]
3 PESQUISA DE CAMPO
3.1 DADOS
3.1.1 Avaliação do blog www.ambientecidadaniabrasil.com - Comunidade escolar e comunidade mutuense
3.1.1.1 Categorização dos entrevistados
QUADRO 1: Segmento social representativo
Segmento | Quantidade de questionários entregues | |
Imprensa local | 3 | |
Departamento de Meio Ambiente da prefeitura municipal - Biólogo | 1 | |
Representante do SAAE | 1 | |
Coordenação Projeto União Faz a Vida | 1 | |
Coordenação curso de Pedagogia UNINOVA | 1 | |
Gestores educacionais | Direção e coordenação Escola Rui Barbosa | 2 |
Direção e coordenação CEJA Paulo Freire | 2 | |
Secretaria Municipal de Educação | 1 | |
CDCE Escola Rui Barbosa | 1 | |
Conselho Escolar Escola Rui Barbosa | 1 | |
Alunos da Escola Rui Barbosa não participantes do blog | 3 | |
Alunos do CEJA Paulo Freire | 3 | |
Professores do CEJA Paulo Freire | 1 | |
Professores da Escola Rui Barbosa | 10 | |
Total | 31 |
Fonte: Autor
3.1.1.2 Entrevistas respondidas
QUADRO 2: Avaliação do blog - Entrevistas respondidas
Categoria dos entrevistados | Quantidade entregue | Avaliações devolvidas completas | Avaliações devolvidas incompletas | Avaliações não devolvidas | |
Imprensa local | 03 | 02 | - | 01 | |
Departamento de Meio Ambiente da prefeitura municipal – Biólogo | 01 | 01 | - | - | |
Representante do SAAE | 01 | - | - | 01 | |
Coordenação Projeto União Faz a Vida | 01 | - | - | 01 | |
Coordenação curso de Pedagogia UNINOVA | 01 | - | - | 01 | |
Gestores educacionais | Direção e coordenação Escola Rui Barbosa | 02 | 02 | - | - |
Direção e coordenação CEJA Paulo Freire | 02 | 01 | - | 01 | |
Secretaria Municipal de Educação | 01 | - | - | 01 | |
CDCE Escola Rui Barbosa | 01 | - | - | 01 | |
Conselho Escolar Escola Rui Barbosa | 01 | - | - | 01 | |
Alunos da Escola Rui Barbosa não participantes do blog | 03 | 01 | - | 02 | |
Alunos do CEJA Paulo Freire | 03 | - | - | 03 | |
Professores do CEJA Paulo Freire | 01 | - | - | 01 | |
Professores da Escola Rui Barbosa | 10 | - | 03 | 07 | |
Total | 31 | 07 | 03 | 21 |
Fonte: Autor
3.1.1.3 Classificação das equipes
QUADRO 3: Avaliação do blog – Pontuação por equipe
TURMA | EQUIPE | PONTUAÇÃO |
3ª Fase do 2º Ciclo - A | 01 | 17,0 |
02 | 7,0 | |
03 | 18,8 | |
04 | 7,5 | |
05 | 10,0 | |
06 | 7,0 | |
07 | 10,0 | |
08 | 8,0 | |
09 | 18,5 | |
1ª Fase do 3º Ciclo - A | 01 | 19,0 |
02 | 27,0 | |
03 | 8,0 | |
04 | 10,0 | |
05 | 19,0 | |
06 | 7,0 | |
07 | 8,7 | |
08 | 9,5 | |
09 | 9,0 | |
10 | 18,2 | |
1ª Fase do 3º Ciclo - B | 01 | 27,7 |
02 | 6,0 | |
03 | 12,5 | |
04 | 10,0 | |
05 | 28,0 | |
06 | 10,0 | |
07 | 9,5 | |
08 | 8,0 | |
09 | 8,0 | |
10 | 25,3 | |
3ª Fase do 3º Ciclo - A | 01 | 35,0 |
02 | 9,0 | |
03 | 9,2 | |
04 | 19,0 | |
05 | 7,0 | |
06 | 7,5 | |
07 | 8,0 | |
08 | 9,5 | |
09 | 8,5 | |
10 | 18,7 | |
3ª Fase do 3º Ciclo - B | 01 | 9,0 |
02 | 9,0 | |
03 | 7,0 | |
04 | 17,5 | |
05 | 8,5 | |
06 | 10,0 | |
07 | 8,0 | |
08 | 8,5 | |
09 | 18,5 | |
10 | 18,0 |
Fonte: Autor
QUADRO 4: Avaliação do blog – Equipes com maior pontuação na avaliação
TURMA | EQUIPE | PONTUAÇÃO |
3ª Fase do 2º Ciclo - A | 03 | 18,8 |
1ª Fase do 3º Ciclo - A | 02 | 27,0 |
1ª Fase do 3º Ciclo - B | 05 | 28,0 |
3ª Fase do 3º Ciclo - A | 01 | 35,0 |
3ª Fase do 3º Ciclo - B | 09 | 18,5 |
Fonte: Autor
3.1.1.4 Avaliação do blog www.ambientecidadaniabrasil.com
QUADRO 5: Avaliação do blog – BLOG EM GERAL
PONTOS FORTES | |
Textos claros | 1 |
Letras grandes | 1 |
Cor dos textos atrativa | 1 |
A idéia apresentada tende a desenvolver no aluno o gosto pela leitura ao agregar novos meios de difundi-la | 2 |
O blog no contexto geral é extremamente fantástico, todo o conteúdo inserido demonstra compromisso da professora e seu trabalho junto aos alunos. | 1 |
De modo geral o blog está excelente. Parabéns pela iniciativa. | 1 |
O blog é bem informativo e é bom para ficar por dentro de tudo o que acontece na escola. | 1 |
A valorização daquilo que o aluno constrói. Valoriza o que a Escola faz. Demonstra o interesse pela preservação do meio ambiente. | 1 |
O blog é bem objetivo, podemos perceber que os trabalhos são bem elaborados pela professora e a grande maioria correspondeu às expectativas. | 1 |
De fácil acesso. Boa distribuição. Objetivos bem definidos. | 1 |
Objetivos concretos e bem definidos. Conteúdos ajustados aos objetivos. O layout é adequado ao blog. Atualizado periodicamente. Identidade do blog mostrada claramente em todas as páginas. | 1 |
Visualização de todos os tópicos que o blog apresenta. | 2 |
PONTOS FRACOS | |
Nenhum | 6 |
Há muitos textos e de inicio é confuso navegar no mesmo. | 1 |
Alguns textos têm erros de gramática. | 1 |
Faltaram alguns trabalhos | 1 |
Alguns conteúdos repetitivos | 2 |
Algumas cores de fontes, principalmente laranja, dificultaram a visualização. | 1 |
Ausência das definições de siglas. | 1 |
Fonte: Autor
QUADRO 6: Avaliação do blog – PAGINA INICIAL
PONTOS FORTES | |
Ótima apresentação | 3 |
Plano de fundo adequado | 1 |
Muito bem ilustrada | 1 |
Excelente em informações | 1 |
Postagem dos novos eventos da Escola | 1 |
Objetiva, o que permite ter um panorama completo do que o blog trata | 1 |
Fácil de navegar e mostra de forma clara e precisa os conteúdos | 1 |
Mostra de forma precisa e completa que conteúdo ou serviço oferece | 1 |
Limpo, em termos visuais. Coerente com os objetivos propostos. | 1 |
Fácil de navegar | 1 |
PONTOS FRACOS | |
Nenhum | 6 |
Explicação extensa e técnica para o nível de alunos | 1 |
Colocar autor e fonte nas fotos | 1 |
A cor da pagina inicial podia ser outra | 1 |
Pagina extensa demais | 1 |
Fonte: Autor
QUADRO 7: Avaliação do blog – SIMULADO/GABARITO
PONTOS FORTES | ||
Muito bom. Por ser de autoria dos alunos, com perguntas bem objetivas e com alto nível de informações. | 2 | |
Possibilita o usuário ter conhecimento dos temas e ter a resposta imediata com o gabarito. | 1 | |
Favorece ao aluno compreender como ocorre um processo de avaliação com questões objetivas e gabarito. | 3 | |
Perguntas bem elaboradas. | 4 | |
Muito interessante | 2 | |
Com objetivo de avaliar o conteúdo. | ||
Exercício, por parte dos alunos, de elaborar questões objetivas sobre os conteúdos estudados. | 2 | |
Fidelidade aos assuntos abordados nas aulas. | 1 | |
PONTOS FRACOS | ||
Poderia ter outras opções de respostas | 1 | |
Cada questão deveria ter o enunciado do tema abordado. | 1 | |
Nenhum | 8 |
QUADRO 8: Avaliação do blog – FOTOS
PONTOS FORTES | ||
Ótimas. | 4 | |
Sintetizam o trabalho da unidade escolar. | 2 | |
Excelente, com diversos temas apresentados. | 1 | |
Muito importante registrar as atividades desenvolvidas pelos alunos. | 2 | |
Excelente qualidade. | 1 | |
As imagens são instrumentos importantíssimos em um artigo de blog ou conteúdo de página da web. São elas que dão o brilho e a vida a um artigo ou layout.muitas vezes completam a mensagem de um texto. | 1 | |
Blog com boas fotos, montagens e desenhos criativos. | 2 | |
Demonstra, de maneira concreta os trabalhos realizados. | 1 | |
PONTOS FRACOS | ||
Nenhum | 6 | |
É importante separá-las por tema e com um breve texto sobre o que elas representam. Facilitaria a compreensão de algumas etapas da pesquisa. | 3 | |
Não pode mexer no celular dentro da sala de aula. | 1 |
Fonte: Autor
QUADRO 9: Avaliação do blog – SITES
PONTOS FORTES | ||
Não consultei. | 1 | |
Interessantes | 2 | |
Possibilita encontrar atividades para trabalhar em sala de aula e onde os alunos podem realizar pesquisas além da Wikipédia. | 2 | |
Lista curta, mas interessante e de qualidade. | 1 | |
Ótimas referências para pesquisa. | 4 | |
Excelente, pois nos permite ter acesso a outros materiais, a novas informações, notícias, pesquisas. | 3 | |
Apresenta textos que podem auxiliar os discentes em sua pratica diária. | 1 | |
PONTOS FRACOS | ||
Nenhum | 8 | |
Poderia ter mais. | 1 | |
Faltou citar sites educacionais. | 1 |
Fonte: Autor
QUADRO 10: Avaliação do blog – 3ª Fase do 2º Ciclo A
PONTOS FORTES | ||
Legal. | 1 | |
Ótimo, criativo, organizado, temas agradáveis. | 1 | |
Empenho e esforço em postar todas as atividades concluídas. | 2 | |
Muito bons trabalhos. | 1 | |
Todos os alunos produziram conhecimento e realizaram as atividades propostas. | 3 | |
Atitude de pesquisa. | 2 | |
Apresentações bem organizadas. | 2 | |
Pesquisas e entrevistas. | 2 | |
Conteúdo. | 2 | |
PONTOS FRACOS | ||
Necessário corrigir algumas informações. | ||
Algumas equipes apresentaram pouco sobre o tema. | 2 | |
Faltou mais empenho por parte de alguns alunos que se limitam a copia de sites sem analise dos textos.. | 3 | |
Nenhum | 5 |
QUADRO 11: Avaliação do blog – 1ª Fase do 3º Ciclo A
PONTOS FORTES | ||
Mecanismos de adaptação: tema interessante com bastante curiosidades. | 1 | |
Ótimo, diversificado, temas interessantes. | 4 | |
Excelentes trabalhos. | 3 | |
Interessante. | 1 | |
A abordagem dos conteúdos. | 2 | |
Atitude de pesquisa. | 2 | |
Apresentações bem organizadas. | 2 | |
Alguns alunos desenvolveram além do esperado. | 1 | |
Ótima elaboração dos slides. | 3 | |
PONTOS FRACOS | ||
O mapa conceitual não ficou muito claro. | 1 | |
Corrigir os erros. | 1 | |
Algumas equipes postaram pouco ou nada dos trabalhos propostos. | 2 | |
Alguns trabalhos são copias de sites. | 2 | |
Nenhum | 4 |
Fonte: Autor
QUADRO 12: Avaliação do blog – 1ª Fase do 3º Ciclo B
PONTOS FORTES | ||
Muito bonita a apresentação do tema Biodiversidade. | 1 | |
Bom, temas atuais. | 2 | |
Conteúdo bem selecionado e boa elaboração dos slides. | 2 | |
Atitude de pesquisa | 2 | |
Clareza dos textos. | 2 | |
Trabalhos com bastante dedicação demonstrando que é possível desenvolver trabalhos com qualidade. | 1 | |
Empenho das equipes em todos possuírem material postado no blog e boa apresentação do conteúdo selecionado. | 1 | |
Parabéns. | 1 | |
PONTOS FRACOS | ||
Equipes sem postagens. | 3 | |
Alguns alunos fizeram apenas o necessário, sem aprofundar. | 2 | |
Algumas conclusões confusas. | 2 | |
Nenhum | 3 |
QUADRO 13: Avaliação do blog – 3ª Fase do 3º Ciclo A
PONTOS FORTES | ||
Clareza dos temas. | 2 | |
A turma em geral buscou experiências para explicar os temas. | 2 | |
Bom, variado, clareza na apresentação dos temas. | 3 | |
Conteúdo e apresentações. | 4 | |
Empenho das equipes em todos possuírem material postado no blog e boa apresentação do conteúdo selecionado. | 1 | |
Excelentes trabalhos. | 2 | |
Bom. | 1 | |
PONTOS FRACOS | ||
Poucas imagens | 2 | |
Alguns alunos fizeram apenas o necessário, sem aprofundar o conhecimento. | 2 | |
Em algumas equipes faltou mais organização. | 1 | |
Nenhum | 5 |
QUADRO 14: Avaliação do blog – 3ª Fase do 3º Ciclo B
PONTOS FORTES | |||
Conteúdo bom. | 1 | ||
Trabalhos com bastante desenvolvimento de conteúdos e explicações claras. | 2 | ||
Atitude de pesquisa. | 2 | ||
Bom | 1 | ||
Excelentes trabalhos. Sobre o Código Florestal Brasileiro é importante todos saberem sobre o tema. | 1 | ||
Conteúdo e apresentações. | 2 | ||
PONTOS FRACOS | |||
Com mais ilustrações ficaria mais interessante. | 1 | ||
Alguns trabalhos simples, sem muitas explicações. | 1 | ||
Poucas imagens. | 1 | ||
Poucas fontes. | 1 | ||
Nenhum | 6 | ||
QUADRO 15: Avaliação do blog – OBSERVAÇÕES
PONTOS FORTES | |||
O uso das tecnologias da informação dentro da sala de aula. | 2 | ||
A turma 1ª Fase do 3º Ciclo B foi a melhor. | 1 | ||
O blog tem um bom conteúdo. É uma boa fonte de informações e pode ser utilizado como recurso didático auxiliar. | 1 | ||
O blog é rico em material, com informações e notícias atuais e uteis aos usuários. | 1 | ||
PONTOS FRACOS | |||
Os alunos se baseiam muito em informações da Wikipédia. | 2 | ||
Algumas imagens não abriram. | 1 | ||
3.1.2 Avaliação do blog www.ambientecidadaniabrasil.com – Autores do blog – Alunos
Total de questionários entregues para alunos: 154 entrevistados
Total de questionários devolvidos: 117 entrevistas respondidas e devolvidasQUADRO 16: Avaliação do blog Alunos – BLOG EM GERAL
PONTOS FORTES | |
Muito bom. Gostei muito do blog | 4 |
Cores | 3 |
Apresenta todos os conteúdos estudados na escola e atualizados | 7 |
Encontramos explicações de vários assuntos de ciências | 4 |
Interessante e educativo | 5 |
Bastante informações que precisamos para a vida e que ajudam na aprendizagem de quem lê | 6 |
Trabalhos das equipes bem elaborados | 5 |
Bem atualizado e fácil de encontrar assuntos da escola | 7 |
Imagens que facilitam compreender o tema | 6 |
Ótima página das fotos para provar que o trabalho foi realizado | 6 |
Bem organizado | 9 |
Fotos de autoria própria, não copiadas da internet | 5 |
As pessoas do mundo inteiro podem ver o que fizemos em sala de aula | 6 |
Blog bem organizado, com boas informações e curiosidades interessantes | 4 |
Todo o conteúdo do livro está no blog, bem separado e explicado, fácil de estudar | 5 |
Tem seguidores | 4 |
Tem a explicação de quem é a professora Leni Chiarelllo Ziliotto | |
Textos bem explicados | 5 |
Tamanho da letra está bom | 1 |
Aprendemos a fazer slides e apresentar para outras pessoas | 5 |
Ter a identificação e a história da Escola | 8 |
Foram postadas todas as perguntas feitas pelos alunos para o simulado | 3 |
Todos os trabalhos foram postados | 4 |
Assuntos da página inicial faz ligação com os conteúdos das salas web | 3 |
Um espaço onde podemos ver todos os trabalhos que fizemos na escola e mostrar para nossos pais e amigos | 2 |
Os arquivos do blog | |
PONTOS FRACOS | |
Muitos alunos nem são seguidores do blog | |
Tamanho da letra não está favorável a leitura | 2 |
Precisaria ter legenda nas fotos | 5 |
Muitos alunos não entraram no blog | 7 |
Muitos alunos da escola não são seguidores de seu próprio site | 4 |
Blog mal organizado | 3 |
Bastante textos, provavelmente as pessoas não lerão tudo | 1 |
Faltou símbolo da escola | 2 |
Não tem pontos fracos | 46 |
Ter assuntos de outros países, não só do Brasil | |
Cor | 1 |
As questões do gabarito estão muito juntas | 1 |
Textos grandes | 1 |
Algumas apresentações não estão legais | 1 |
SUGESTÕES | |
Está ótimo do jeito que está | 68 |
Colocar a foto de cada turma na sua página, no inicio da página | 6 |
Fonte maior para facilitar a leitura | 1 |
Legenda nas fotos | 4 |
Dividir a pagina das fotos em duas partes | 1 |
As pessoas deveriam postar mais comentários. As pessoas que visitam o site deveria deixar algum comentário. | 7 |
Atualizar o blog com noticias relacionas aos temas estudados e apresentados nas salas | 5 |
Os comentários poderiam ficar em um lugar mais visível do blog, não no final. | 5 |
Um layout mais moderno | 18 |
Postar mais coisas | 3 |
Gostei de estudar a história da escola e saber como Rui Barbosa viveu. | |
Colocar caixas piscando que chamem atenção do leitor para temas mais importantes | 3 |
QUADRO 17: Avaliação do blog Alunos – PAGINA INICIAL –TEMAS POSTADOS
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
|
Fonte: Autor
QUADRO 18: Avaliação do blog Alunos – PAGINA INICIAL –TEMAS DE INTERESSE
Pegada Ecológica | 10 |
Regularização das propriedades rurais | 3 |
Regularidades celestes | 2 |
Vida e ambiente | 1 |
Vida e saúde humana | 1 |
Código Florestal Brasileiro | 23 |
Ações pedagógicas e Cooperativismo | 6 |
A importância das árvores | 5 |
Saber, saber fazer, querer fazer | 3 |
Calendário Maia e o fenômeno de 2012 | 8 |
Um pouco de história – Civilização Maia | 3 |
I Mostra Cientifica e Cultural | 1 |
Consciência Negra | 3 |
Cultura da região sul do Brasil | 4 |
Cooperativismo – O desafio de preservar e produzir | 10 |
O valor de ser educador | 4 |
Os Biomas | 5 |
O que é Bisfenol A? | 3 |
Pesquisa em Nova Mutum sobre o Código Florestal | 2 |
Máquinas e ferramentas | 3 |
Outras formas de vida | 1 |
Animais | 2 |
Fonte: Autor
QUADRO 19: Avaliação do blog Alunos – SALA WEB
PONTOS FORTES | |
Organização | 6 |
Textos bons | 5 |
Conteúdo organizado na sequência e bem explicado | 7 |
Todas as equipes postaram coisas interessantes sobre seu tema | 6 |
Trabalhos bem elaborados, completos | 6 |
Imagens interessantes | 9 |
Definição das equipes com nomes dos alunos em cada equipe | 2 |
Facilitou o aprendizado dos conteúdos | 6 |
Aprendemos a trabalhar com computador | 2 |
Acessibilidade | 2 |
Ajudou a entender mais sobre computador e sobre o conteúdo | 2 |
Trabalho em equipe | 1 |
Os slides | 1 |
PONTOS FRACOS | |
Algumas equipes não têm imagens, fotos. | 4 |
Algumas equipes não fizeram nenhum slide, postaram somente textos | 4 |
Imagens que não abrem | 1 |
Slides mal formatados | 3 |
Textos fora da margem | 1 |
Algumas equipes postaram muita coisa e outras muito pouco | 5 |
Não houve vídeos | 2 |
Poucos comentários | 3 |
Pagina mal organizada | 3 |
Algumas equipes postaram temas de outras equipes (copiaram) | 3 |
Poucas imagens | 7 |
Percebe-se que o trabalho não foi feito em equipe | 2 |
Textos simples, curtos | 1 |
Nomes de alunos que já saíram da escola ainda esta no blog | |
Faltou apresentar exemplos | 2 |
Muito texto e poucas imagens | 2 |
As considerações dos alunos sobre o tema estudado e apresentado | 2 |
SUGESTÕES | |
Abrir páginas por equipes dentro da sala | 1 |
Cobrar mais dos alunos que não fazem os trabalhos | 1 |
Corrigir os erros de gramática | 1 |
Arrumar os textos fora da margem | 2 |
Mais aulas no laboratório com internet e com mais computadores | 4 |
Dar dicas de sites de pesquisa dos temas apresentados | 2 |
Fazer apresentações mais completas | 4 |
Fazer apresentações com imagens e textos | 3 |
Não pode fechar no final do ano, não parar | 1 |
Mais notícias do dia | 1 |
As equipes deveriam fazer os trabalhos juntos, não separados | 1 |
Fonte: Autor
QUADRO 20: Avaliação do blog Alunos – DAS EQUIPES
PONTOS FORTES | |
Conteúdo com bastante informações | 8 |
Imagens | 18 |
Conteúdo bem elaborado, resumido de acordo com o tema | 8 |
Os slides | 8 |
Demonstrações do tema | 3 |
Os textos | 8 |
Os exemplos | 6 |
As explicações claras e fáceis de entender | 9 |
O mapa conceitual | 4 |
Boa apresentação | 1 |
Conteúdo interessante | 8 |
O vídeo | 2 |
Os gráficos | 2 |
A variedade de assuntos | 3 |
As entrevistas | 4 |
PONTOS FRACOS | |
Faltou apresentar exemplos | 1 |
Poucas imagens | 7 |
Percebe-se que o trabalho não foi feito em equipe | 7 |
Textos simples, curtos | 1 |
Muito texto e poucas imagens | 2 |
As considerações dos alunos sobre o tema estudado e apresentado | 2 |
Fugiram um pouco do assunto | 2 |
Postaram pouca coisa | 4 |
Não leram muito bem | 10 |
Postura | 8 |
Algumas equipes fizeram somente uma apresentação | 2 |
Algumas equipes não citaram a fonte de pesquisa e outras não fizeram comentários dos textos pesquisados | |
SUGESTÕES | |
Dar dicas de sites de pesquisa dos temas apresentados | 2 |
Fazer apresentações mais completas | 4 |
Fazer apresentações com imagens e textos | 3 |
Fonte: Autor
3.2 ANÁLISE
[...]
4 CONSIDERAÇÕES
[...]
5 APENDICES
5.1 APENDICE 1: Fotos do evento de entrega da premiação para as equipes que mais pontuaram na avaliação do blog
5.1.1 Equpe três (3) da 3ª fase do 2º ciclo, turma A
5 APENDICES
5.1 APENDICE 1: Fotos do evento de entrega da premiação para as equipes que mais pontuaram na avaliação do blog
5.1.1 Equpe três (3) da 3ª fase do 2º ciclo, turma A
5.1.2 Equipe dois (2) da 1ª fase do 3ºciclo, turma A
5.1.3 Equipe cinco (5) da 1ª fase do 3º ciclo, turma B
5.1.4 Equipe um (1) da 3ª fase do 3º ciclo, turma B
5.1.5 Equipe nove (9) da 3ª fase do 3º ciclo, turma B
Nenhum comentário:
Postar um comentário