domingo, 6 de janeiro de 2013

TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA DO MUNDO DE 2014


 
 
Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) reuniram-se, em Brasília, para definir uma lista de cooperação com ações estratégicas que serão desenvolvidas por meio de parceria entre os órgãos, e a principal questão que envolve os dois grupos é o fortalecimento da campanha“Passaporte Verde na Copa”.
O Passaporte Verde é um guia, disponível na maioria dos pontos turísticos e na rede hoteleira, com detalhes, informações e orientações sobre o turismo sustentável, atividade que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.
No Brasil, a campanha é coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Pnuma.
O turista sustentável deve se certificar de que acomodações que tenham equipamentos eficientes e que permitam o uso racional da energia e da água e priorize o serviço de guias e condutores integrantes das comunidades locais. Além disso, o indivíduo deve estar atento às questões de planejamento sustentável nos hotéis e até no meio de transporte utilizado na viagem.
O governo brasileiro pretende que o Passaporte Verde funcione como estímulo para que os torcedores adotem práticas sustentáveis previstas para as cidades-sede brasileiras.
“Estamos pensando em inovações consideráveis para comunicar – relacionar locais e ações sustentáveis nas cidades e, também, atrair a adesão das pessoas para que adotem estas ações durante o evento”, explicou coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014, Cláudio Langone.
Mais informações sobre a Copa do mundo 2014 acessem: http://www.portal2014.org.br/

 
 
 
COMO LOCALIZAR HOTÉIS QUE APOIAM TURISMO SUSTENTÁVEL
Muitos consumidores começaram a exigir que as empresas procurassem trabalhar minimizando o impacto sobre o meio ambiente, e hoje esta tendência também é vivida na indústria hoteleira.Hotéis Responsáveis é um portal que cede informações sobre o impacto de um hotel em sua região, permitindo aos usuários tomar decisões de compra com critérios que vão mais à além do que simplesmente o preço.
Muitas pessoas reclamam do comportamento pouco responsável de algumas empresas com o meio ambiente, mas o que deveríamos ver é que as empresas só respondem a uma tendência de consumo no mercado. Se nós, os usuários, não escolhêssemos produtos poluentes essas empresas não teriam um mercado cativo ao qual destinar seus produtos e portanto desapareceriam.
Muitos consumidores começaram a exigir que as empresas procurassem trabalhar minimizando o impacto sobre o meio ambiente, e hoje esta tendência também é vivida na indústria hoteleira. Hotéis Responsáveis é um portal que cede informações sobre o impacto de um hotel em sua região, permitindo aos usuários tomar decisões de compra com critérios que vão mais à além do que simplesmente o preço.Muitas pessoas reclamam do comportamento pouco responsável de algumas empresas com o meioambiente, mas o que deveríamos ver é que as empresas só respondem a uma tendência de consumo no mercado. Se nós, os usuários, não escolhêssemos produtos poluentes essas empresas não teriam um mercado cativo ao qual destinar seus produtos e portanto desapareceriam.
Hotéis Responsáveis oferecem informações aos turistas sobre quatro aspectos fundamentais para avaliar se o hotel de sua escolha tem um comportamento responsável com o meio ambiente e a comunidade que lhe rodeia. O portal avalia a eficiência energética, autenticidade, o nível de satisfação do cliente e o comportamento responsável com o entorno por parte do hotel.
José Luque é Conselheiro delegado da cadeia de hotéis Forte Hotéis, e não só se preocupou por minimizar o impacto negativo de seus hotéis, também procura maximizar os efeitos positivos que suas empresas possam obter sobre o entorno e a comunidade local que rodeia a cada hotel. Luque impulsionou o projeto “Hotéis Responsáveis”, uma marca que identifica aqueles estabelecimentos preocupados em aplicar estratégias para manter operações que sejam responsáveis com o meio ambiente e a região local.
Luque considera que oferecer um serviço vinculado a sustentabilidade contribui com elementos diferenciais aos negócios, mas sustentável não é igual a ecológico. O executivo explicou em uma entrevista publicada no País que o conceito de um hotel ecológico expõe incoerências, porque “a gente pode pensar que tem que suportar inconfortabilidades. Turismo responsável é justamente o contrário, porque dando importância a seus valores diferenciais, a satisfação do cliente vai subir. Essa é a chave. Você não pode ser responsável sem dar satisfação ao cliente. É cumprir com o cliente, com o meio, com os empregados e com a comunidade onde está”.
O executivo explica que este sistema não da aos hotéis um selo aprovado pela indústria, é um sistema que se apoia nas recomendações de usuários, mostrando o nível de satisfação dos clientes e respeito a certos parâmetros considerados relevantes no segmento de consumidores responsáveis com o meio.
 

 

Nenhum comentário: