terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIVERSIDADE E CIDADANIA

EXPOSIÇÃO

LOCAL - Escola Estadual Rui Barbosa
DATA - 04/11/2011
HORARIO - das 8h às 10h
OBJETIVO - Socializar trabalhos elaborados pelos alunos da Escola Rui Barbosa durante o ano letivo de 2011 bem como promover uma campanha para equipar com acervo bibliográfico a biblioteca da Escola.
ATIVIDADES
1.   Mostra de trabalhos dos alunos
2.   Doação de livros
3.   Lançamento do livro “Carolina fechou uma porta”


            Leni cumpriu sua sina de mulher: casou, teve filhos, cuidou da casa, trabalhou e trabalha para contribuir no orçamento familiar. E escreve, assumindo seu ser poeta, deixando vazar seu olhar feminino sobre o mundo, como um modo de se expor e de expor um universo marcado culturalmente, fazendo com que o sujeito lírico ora se identifique com ele e ora se afaste, pendulando entre os preceitos em vigor e o seu rompimento.
            Neste seu novo livro, que poderia ser um quase romance em versos, a autora nos conduz por entre outros mistérios da sua poética, como se, soprando um instrumento musical, nos atraísse com a melodia da sua expressão e dos seus mais profundos pensamentos.
            Provando a desnecessidade de padrões para que um poema se faça emoção, em cada deles, Leni transborda segredos, desvenda sua consciência humanista, quase de romancista, como pretextopara nos dar a conhecer o despertar da sua Carolina.
            Lendo-a percebi algo diferente no modo de olhar e napostura dessa recém-nascida personagem poética que me despertou uma curiosidade que, a princípio, não soube compreender bem a razão. Depois, refletindo, vi que Carolina é um novo olhar frente ao mundo, um voltar-se para dentro de si em busca de maior expansão do próprio eu. E foi desse “eu” que nasceu “Carolina que fechou uma porta”, que não se faz de aparências, que não usa máscaras, que olha tanto para o real quanto para o vazio, sem medo algum de perder as ilusões e que fechou uma porta de desencantos, mas que abriu outras portas para novos encantos.
            No tom de confidência, nos versos livres, nas estrofes heterogêneas e na linguagem coloquial expressiva, pulsam a vida, o lírico da temática amorosa e a reflexão, chamando o leitor para passear com Carolina e conhecer seus mistérios.

                                                                                                                      Lizete Abrahão

SOBRE A AUTORA
 Filha de Erzelino Chiarello e Maria Paula Taufer Chiarello, Leni Chiarello Ziliotto nascida no dia 01 de novembro de 1962, em Guaporé, Rio Grande do Sul, é Bióloga, Professora, Palestrante e Consultora. Atualmente reside, com o marido e filhos, na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Diplomou-se em Ciências, Biologia, Supervisão Escolar, Educação Ambiental e Ensino a Distância. Cursando Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental e Doutorado em Epistemologia e Historia da Ciência.
Da função pública, professora e gestora da rede estadual do Rio Grande do Sul, passou para a gestão pedagógica de escola particular. Criou e é diretora pedagógica da Escola Brancca Maria, que trabalha com ensino superior, por meio de parcerias, em graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos e profissionalizantes. Também está professora da disciplina de Ciências da Natureza na Escola Estadual Rui Barbosa, em Nova Mutum-MT.
Como ativista cultural, poetiza e profissional da educação, uniu a arte à didática, durante suas atividades como gestora de Escola Publica, desenvolvendo diversos projetos.
Quem a conhece sabe que Leni adora escrever. Por ela, passaria a maior parte de seu tempo escrevendo, ou brincando com as letras, sua paixão, como prefere dizer. Aos doze anos, suas veias foram invadidas pela poética. Desde então, é debruçada sobre o papel - hoje, o computador - que continua fazendo do poetar o seu momento de libertação, de invadir seus sonhos e trazê-los para os versos.
Seu público é composto tanto por adultos quanto por jovens,  talvez por impactar o leitor com uma realidade, às vezes dura, às vezes mítica, às vezes imagética, levando-o a pensar e a questionar-se. Em alguns momentos, Leni faz da fantasia sua companheira, recompondo-a, para que a mulher, em especial, desfaça seu mundo de conflitos, colocando-se entre a coragem de tentar assumir seu papel e a audácia de ser mulher. Para esta poetiza nada é utopia, pois tudo é possível em se querendo.
Leni é sócia fundadora da Academia Virtual Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 48 com Adélia Prado como madrinha.


Publicações
 Produção independente
Metamorfose, em 2001, poemas, em português, que foi traduzido para o italiano, Metamorfosi;
Mosaico de Palavras, em 2004, poemas.
                       Sonhos Vividos, E-book publicado por http://www.yaranazare.com/ e sua editora em 2005.
Amor meu sol, em 2006, poemas.
Sabores, em 2008, poemas.
Mosaico de Palavras, em 2010, poemas, segunda edição revista, atualizada e aumentada.

Antologias
Antologia da Editora Scortecci, lançada na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2002;
Voo Independente, antologia da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI), autografada na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2002;
Tempo Definido, coletânea publicada em comemoração aos vinte anos da Editora Scortecci, de São Paulo, em 2003;
Tempo de Poesia, Edição Especial de Lançamento Primavera 2003, antologia da Editora Novas Letras.
Livre Pensador, antologia da Editora Scortecci, autografada na Bienal de São Paulo e da antologia internacional, em 2003;
1ª Antologia Poética, edição histórica AVBL - Associação Virtual Brasileira de Letras, 2004.
Voo Independente da AGEI, para a 49ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 2004 a 2009;
2ª e 3ª Antologia Poética-Literária, Associação Virtual Brasileira de Letras, 2005 e 2006.
Antologia Literária Virtualismo, Escola de Atores, Escritores e Poetas Virtuais. Editora AVBL, 2005.
Roda-Mundo, Roda-Gigante, da Editora Ottoni, de São Paulo, em 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009.
                         
Organização de obra
Gestão Escolar - Educação a Distância - Artigos de alunos do curso de Especialização em Gestão Escolar, do município de Guaporé/RS - 2005.
           Hai Cais Antologia - Resultado de trabalho pedagógico com alunos do quarto
           ano do Ensino Fundamental - E-book publicado por http://www.yaranazare.com/ e sua
            editora em 2005.
           Contos de Fadas Contemporâneos - Coletânea - Resultado de trabalho
            pedagógico com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental - E-book
           publicado por http://www.yaranazare.com/ e sua  editora em 2005.
Psicopedagoria - Educação a Distância - Artigos de alunos do curso de Especialização em Psicopedagoria, dos municípios de Guaporé/RS e São Jorge/RS – 2006.
Psicopedagogia - Educação a Distância 2 - Artigos de alunos do curso de Especialização em Psicopedagogia, do município de Casca/RS – 2006
Rodamundinho - do projeto Roda Mundo, antologia internacional idealizada por Douglas Lara, Sorocaba São Paulo, com poemas de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Editora Ottoni, São Paulo, 2009.

Leni também é autora da letra da música Penso, que ganhou o primeiro prêmio como melhor letra no Concurso Sim, Guaporé tem talento, na comemoração do centenário de Fundação do município.

Nenhum comentário: