quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO



A proposta de práticas pedagógicas com base na metodologia por projetos favorece a inter e a transdisciplinaridade, bastante compatível com escolas que trabalham por ciclo de formação humana, como é o caso das escolas estaduais de nível fundamental em Mato Grosso. Também é uma proposta que favorece a inclusão digital ao promover a utilização de diversas mídias disponíveis no mercado e possíveis aos envolvidos.
Pautado nisso está o projeto “Ambiente Cidadania Brasil”, da disciplina de Ciências da Natureza, desenvolvido na Escola Estadual Rui Barbosa de Nova Mutum-MT.
A construção deste blog como espaço virtual para postagem do material produzido, do estudo sistematizado, da atividade desenvolvida, prática ou teórica, favorece não somente os argumentos já expostos, como também a oportunidade para pais e comunidade acompanharem os trabalhos desenvolvidos na escola, opinar, participar, contribuir, “construir” a educação. 
Os conteúdos programáticos listados pelo Sistema Nacional de Ensino para os anos finais do ensino fundamental na disciplina de Ciências da Natureza basicamente são: meio ambiente, ecossistemas, biomas, fauna, flora, funcionamento do organismo humano, saúde humana e responsabilidade, introdução à química e à física.
Assim sendo, cada ciclo procura estabelecer relações com a legislação ambiental brasileira, com ênfase à lei que esta tramitando no Congresso Nacional para modificação do texto: O Código Florestal Brasileiro, tema gerador eleito para o projeto desenvolvido durante o ano de 2011.
Promover a relação de teorias com práticas do dia a dia demanda ações que vão alem de leituras, explicações e questionários respondidos em sala de aula. Requer práticas cuja base é fazer, ou seja, construir, demonstrar, pesquisar, visitar, entrevistar, atuar. Com essa energia os alunos envolvidos já desenvolveram diversas atividades postadas nesse blog. 
Hoje é a vez de uma entrevista realizada por uma equipe de alunos da 1º fase do 3º ciclo. Os alunos são: Robson Rodrigo Kurek, Poliana Ferreira Labres e Victor André Knorst Maestri. O entrevistado é o Sr. Alex Schmidt, Gerente Municipal em Nova Mutum/MT da ONG TNC. Essa entrevista configura-se em um complemento da pesquisa teórica feita pela equipe sobre o Código Florestal Brasileiro, disponível da sala de aula “1ª fase do 3º ciclo – Turma B”, que terá sequência com palestra sobre o tema nas dependências do Sindicato dos Produtores Rurais nessa sexta-feira, dia 21 de outubro. A palestra será proferida pelo Engenheiro Agrônomo Naildo da Silva Soares. 
Segue a entrevista organizada em Power Point e apresentada pela equipe de alunos aos colegas na última aula da disciplina de Ciências da Natureza.  












Na sequência, parte da teoria pesquisada sobre Código Florestal, sistematizada em Power Point por uma equipe de alunos e apresentada aos colegas de turma, antes de apresentar a entrevista.



































Noticia veiculada no site da prefeitura municipal de Nova Mutum no dia 14 de março de 2011
Parceria vai possibilitar diagnóstico ambiental de Nova Mutum
A The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que atua em mais de 35 países desenvolvendo ações para conservar plantas, animais e ecossistemas, e o Ministério do Meio Ambiente, estão investindo mais R$ 15 milhões em 12 municípios de Mato Grosso, para levantar informações que irão auxiliar na regularização de passivos ambientais. Os recursos são do BNDES (Banco Nacional Desenvolvimento Econômico Social), via Fundo Amazônia, assim como do Banco Mundial, e a iniciativa conta com o apoio das prefeituras, entidades de classe e iniciativa privada.
Nova Mutum é um dos municípios onde o trabalho está começando. Representantes da ONG reuniram-se com representantes da prefeitura, câmara de vereadores, sindicato rural e empresas de assessoria ambiental, para apresentar o projeto. "Estamos em um estágio de definir o papel de cada um dentro do processo, para atingirmos juntos os mesmos objetivos", explicou Gina Timótheo, coordenadora da TNC em Mato Grosso.
O foco é a adequação ambiental de propriedades rurais, de maneira a se criar um cenário ideal para o produtor providenciar o licenciamento. O produtor precisa aderir projeto e a TNC, em parceria com a prefeitura, faz todo o diagnóstico da propriedade. Serão levantados dados com áreas de preservação permanente, além de passivos e ativos ambientais. "Com isso ele vai saber se tem problema, qual é o tamanho, quanto custa e qual a solução", disse.
Segundo Luciane Copetti, coordenadora regional da TNC, em Nova Mutum está sendo trabalhado na análise de dados já existentes. "Temos imagens de satélite do município e informações sobre áreas já georeferenciadas e certificadas pelo INCRA. Com isso, vamos identificar o que falta ser feito. Ao concluir teremos informações de 100% do município. Depois, os agricultores, através de seus engenheiros ou escritórios de preferência, terão informações completas e oficiais para encaminhar o licenciamento", disse.
Os R$ 15 milhões serão divididos entre os 12 municípios que integram o projeto. O recurso está sendo e será utilizado para a contratação da equipe para fazer o georeferenciamento, assim como os demais levantamentos necessários, a exemplo do diagnóstico de áreas exploradas e preservadas, assim como de vegetação remanescente.
Em Lucas do Rio Verde o trabalho já vem sendo desenvolvido há 4 anos e em Sorriso, há cerca de um ano e meio. Com recursos do BNDES o trabalho será realizado também em Nova Mutum, Tapurah, Nova Ubiratã, Sapezal, Campos de Julio, Cotriguaçu e Juruena. Já em Juína, Feliz Natal e Brasnorte, o pacto financeiro vem do Banco Mundial. "O processo todo dever ser desenvolvido ao longo de 4 anos, mas depende muito da dinâmica em cada município", explicou Gina.
Entre os presentes na reunião estiveram o prefeito Lírio Lautenschlager, o presidente da câmara, Luiz Carlos Gonçalves e do presidente do sindicato, Alcindo Uggeri. Eles foram unânimes ao dizer que trata-se de um projeto importantíssimo, já que vai ajudar os agricultores na regularização ambiental de suas propriedades. "O Cadastro Ambiental Rural - CAR, que será o fruto da iniciativa da TNC, atende inclusive uma das exigências para que os produtores passem a integrar o MutumGap, projeto de certificação que estamos trabalho desde 2009", disse Lírio.

domingo, 16 de outubro de 2011

O valor de ser educador

Ser transmissor de verdades, de inverdades.
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos, de erros.
Ser construtor de seres, de vidas. ...
Ser edificador.

Movido por impulsos,
por razão,
por emoção.

De sentimentos profundos,
que carrega no peito
o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer,
que guarda no coração,
o pesar de valores essenciais
para a felicidade dos seus.

Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
que enfrenta agruras,
mas prossegue,
vai adiante
realizando sonhos,
buscando se auto realizar,
tingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza,
sempre surge a força
fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria,  
pois o valor da sabedoria
é melhor que o de rubis.

É... Esse é o valor
de ser educador.

Parabéns
a todos nós Professores!!!


JESUS
FEZ TESTE PARA PROFESSOR ...
E DESISTIU!!!

O Sermão da montanha
(*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles....

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. - Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.- E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus levantou os olhos para o céu e disse:
"Senhor, Senhor por que me abandonastes?"

QUALQUER SEMELHANÇA
É MERA COICIDÊNCIA....

...que Deus nos de forças para não desistirmos tambem...




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SABER - SABER FAZER - QUERER FAZER

Com base nos pressupostos da democracia cidadã, o projeto AMBIENTE CIDADANIA apresenta resultados bastante positivos. Entre as atividades práticas cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento das áreas comportamental e  atitudinal, previstas no projeto pedagógico das escolas organizadas por ciclo de formação humana, os alunos da turma A, 3ª fase do 2º ciclo, matutino, conheceram três ações importantes desenvolvidas em Nova Mutum-MT:
1.      SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto)
2.      Viveiro municipal
3.      Projeto Reciclo
Em aula anterior as visitas, os alunos estudaram os temas: ambientes naturais e não-naturais, seres vivos e interdependência, água e lixo. Provocados pela curiosidade, solicitaram visitas aos espaços citados e construíram questionamentos a serem feitos para os responsáveis de cada setor visitado.
Distribuídas as questões e agendadas as visitas, alunos e professora saíram da escola para uma aula “in loco”.
Segue abaixo algumas fotos das visitas. Próximo trabalho dos alunos: escrita do relatório sob a orientação da professora de Português, área das Linguagens. Essa ação também está pautada no projeto pedagógico das escolas organizadas por ciclo de formação humana: a interdisciplinaridade. Os relatórios serão postados brevemente.
Chamamos atenção para o contraste: viveiro x lixo. Uma provocação para todas as áreas da educação trabalhar, das mais diversas maneiras, questões que envolvem a relação do ser humano com o ambiente natural.
Especificamente na disciplina de Ciências da Natureza, um dos propósitos da metodologia por projetos utilizada, que provoca o aluno a pesquisar, a construir, é a  concepção de que não basta saber e saber fazer. Na questão ambiental estamos “carecas” de saber e saber fazer. Há uma urgente necessidade de “querer fazer”.   

Curiosidade: uma das selecionadoras do lixo mostra um vestido “novinho em folha” encontrado no lixo reciclável. Segundo depoimento dela, esses objetos de “valor” são comuns no lixo reciclável de Nova Mutum. Para pensas: “o lixo fala”. Ou seja, pelo lixo de uma cidade produz é possível analisar, em partes, o poder aquisitivo das pessoas que nela residem.

      VIVEIRO MUNICIPAL DE NOVA MUTUM - MT


 















PROJETO RECICLO DE NOVA MUTUM – MT
















SAAE EM NOVA MUTUM - MT